O que é apostilamento de Haia? Onde fazer? Para que serve? Quais as vantagens? Todas as suas dúvidas respondidas em um único lugar!

Por que você precisa dele para imigrar?

Também conhecido como Apostilamento de Convenção de Haia tem como objetivo abolir a exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros! Portanto, veio para facilitar a vida de quem quer mudar de país, já que antes dessa convenção para validar um documento era necessário ir ao consulado! Pensa na demora!⏰

Quando você envia um documento para o apostilamento de Haia é colocado um selo ou carimbo que vai reconhecer a autenticidade das informações que estão ali, ou seja, confirma a veracidade pelo órgão que foi emitido e isso o torna válido em outros países que assinaram a convenção!

Esse acordo foi assinado por quase 120 países, incluindo Brasil e Portugal. Portanto, facilitará e agilizará a sua vida quando chegar na Terrinha, pois o apostilamento permitirá a legalização dos seus documentos por aqui!

Traduzindo: Quando vier para Portugal e precisar de algum documento brasileiro para qualquer coisa na terrinha é o apostilamento de Haia com esses documentos que você vai apresentar!

O QUE PODEMOS APOSTILAR?

Documentos públicos ou de natureza privada podem ser apostilados, como: documentos administrativos, atos notariais, documentos provenientes de uma autoridade ou de um funcionário dependente de qualquer jurisdição do país e declarações oficiais tais como menção de registros, visto para data determinada e reconhecimento de assinatura.

Pra ficar mais fácil, dá uma olhada nesses exemplos de documentos que podem ser apostilados:

✅Certidão de nascimento

✅Históricos Escolares

✅Certidão de casamento

✅Certidão de Óbito

✅Diplomas (escolares, ensino superior, pós graduação)

✅Certificado de antecedentes criminais

✅Documentos do DETRAN

✅PB4 também conhecido como PTBR3

✅Procurações Públicas Escritura de imóveis

Vale lembrar que o apostilamento de Haia NÃO SE APLICA a documentos elaborados pelos agentes diplomáticos ou consulares e para documentos administrativos relacionados com a operação comercial ou aduaneira (por exemplo, documento de itens de exportação)

ONDE FAZER O APOSTILAMENTO?

Nos tabeliões ou cartórios de todo país! E o valor varia de acordo com o local. Em São Paulo, por exemplo, a média do valor para apostilamento é R$135 reais.

O tempo médio de entrega do apostilamento é de 5 dias úteis, mas existem alguns cartórios que levam mais ou menos tempo para entregar a documentação. Em São Paulo, por exemplo, existem cartórios que entregam em 24h

Lembre-se que o local precisa ter a autorização para emissão desse documento (não são todos que fazem)! Se quiser você pode consultar aqui , mas se preferir, vale aquela ligadinha para confirmar a execução do serviço, o tempo de entrega e o preço! 📲

Além disso, você pode requerer seu apostilamento online aqui

Esse sistema foi lançado em junho de 2022 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Colégio Notarial do Brasil (CNB) com a finalidade de deixar o processo mais ágil, se adequar aos dispositivos móveis e elimina a necessidade de usar papel (VIVA AS ÁRVORES!)

Para fazer essa solicitação basta se cadastrar no site da Apostil e seguir o passo a passo para seguir com a solicitação.

Embora o uso pareça bem simples e intuitivo, deixo um link da CNB que ajuda com o passo a passo

Prontinho!!! Mais um passo para a sua imigração executado com sucesso!!!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *