Pensando em estudar em Portugal e quer saber tudo sobre bolsas de estudos? Se a resposta for SIM, continue por aqui, porque vamos conversar sobre como conseguir uma bolsa de estudos, seja para a graduação ou pós graduação, os tipo de bolsa de estudos disponíveis e como se candidatar. Vamos lá?

COMO ENCONTRAR BOLSA DE ESTUDO EM PORTUGAL?

Primeiramente, você quer saber como encontrar as bolsas de estudos, portanto, vamos te dar essa resposta para que você comece com suas suas pesquisas:

🎓 Site das universidades: capriche nas buscas dentro dos sites das universidades que você tá pensando em estudar. As instituições têm informações completas sobre as bolsas que oferecem.

🧑‍🎓 Organizações e programas: tem várias delas, como Erasmus Mundus, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso-Americana (FLAD), que oferecem bolsas bem interessantes.

🏦 Santander Universidades: O banco Santander oferece um programa de bolsas de estudo chamado Santander Universidades, vale a pena dar uma conferida!

📖 Capes/CNPq/ FAPESP: o Brasil também tem programas de bolsa, como os oferecidos pela Capes e pelo CNPq, pra te ajudar nessa empreitada!


QUAIS UNIVERSIDADES OFERECEM BOLSA DE ESTUDO EM PORTUGAL?

Existem algumas opções de bolsas de estudos que podemos conseguir nas próprias universidades. Por isso, trouxe alguns exemplos para que você já comece a ficar de olho:

🧑‍🎓 Universidade do Porto: Esta universidade oferece bolsas de estudo SASUP que consistem numa prestação pecuniária mensal, para comparticipação nos encargos referentes à frequência do curso.

👨‍🎓 Universidade de Coimbra: A bolsa de estudo da Universidade de Coimbra pode variar de 1000€ a 1500€. Essa universidade é bastante renomada e com caráter internacional.

👩‍🎓 Universidade de Lisboa (UL): Essa é uma das maiores e mais prestigiosas universidades de Portugal e da Europa. UL é conhecida por suas excelentes oportunidades de bolsas de estudo para estudantes internacionais com muitas opções. As bolsas podem cobrir desde uma parte do valor das propinas até a totalidade dos custos. Fique de olho!

👨‍🎓 Universidade do Minho: Essa universidade é referência quando o assunto é bolsa de estudo em Portugal. Tem bolsa por mérito, que é com base na performance acadêmica do estudante, e bolsa por necessidade, que é dada pra quem precisa de uma forcinha pra conseguir manter os estudos. e cobre uma série de despesas, desde propinas (mensalidade) até alojamento.

QUAIS OS TIPOS DE BOLSA DE ESTUDOS QUE EXISTEM?

Sendo assim, vamos entender os tipos de bolsas de estudos em Portugal para que você pesquise a que mais se encaixa ao seu perfil:

💶 Integrais: Como o próprio nome diz, elas cobrem todos os custos do curso e, geralmente, incluem uma mesada pra te ajudar com as despesas do dia a dia.

💰 Parciais: Essa modalidade de bolsa de estudo vai te ajudar cobrindo parte dos custos do curso. Pode, por exemplo, deixar metade das despesas do curso por sua conta e pagar a outra metade, ou ainda dar um descontão nos custos do curso.

🎖️ Por mérito: Essa bolsa é dedica aos alunos que se destacam pela excelência acadêmica, ou seja, suas belas notas.

💞 Por necessidade: é um tipo de bolsa que é oferecida levando em consideração a renda ou a situação socioeconômica do candidato. Esta é uma forma dos órgãos e das instituições de ensino de assegurar que as barreiras financeiras não impeçam estudantes dedicados e qualificados de continuar seus estudos.


COMO SE CANDIDATAR A BOLSA DE ESTUDO EM PORTUGAL?

De antemão, para você mandar bem na hora de se candidatar às bolsas de estudos, busque informações sobre os requisitos e prepare-se. Portanto, confira quais são os requisitos para entender se você se encaixa no perfil que eles pedem.

🧑‍🎓 Prepare um bom currículo acadêmico: valorize suas habilidades e qualificações.

👩‍🏫 Cartas de recomendação: solicite aos professores com peso na área acadêmica para escrever uma carta descrevendo suas habilidades e capacidades! Isso é super válido!

📨 Carta de motivação: nessa carta você demostra suas habilidades e apresenta os motivos para realizar o curso e por que a bolsa seria fundamental para sua trajetória

📄 Documentos: Esteja em dia com o processo seletivo e documentos necessários da universidade. Passar no processo seletivo é fundamental pra garantir sua bolsa!

QUANDO ME INSCREVER PARA A BOLSA DE ESTUDOS EM PORTUGAL?

Outro passo importantíssimo é ficar de olho nas datas de inscrição nas universidades e no start relacionado as bolsas! Portanto, fique atento:

🎓 Universidades: prazo geralmente começa em outubro e vai até março. Fica de olho no site das universidades pra saber das convocatórias de cada faculdade. Vale lembrar que a nota do ENEM pode abrir portas nas Universidade em Portugal para você. Por isso, caso queira saber mais sobre esse assunto, clique aqui!
💰 Bolsas de estudos: as datas variam a depender do programa, então o mais seguro é consultar as organizações e a universidade onde você quer estudar e anotar as datas.

CONCLUSÃO

Finalmente, com essas informações, já está bem mais fácil saber como conseguir a sua bolsa de estudos! Sabemos que mesmo com bolsa de estudos, precisamos guardar aquela grana extra. Portanto, aproveite para iniciar o seu planejamento financeiro com ajuda da Odgo, clicando aqui! A experiência de estudar fora do país será incrível e claro, se quiser tirar dúvidas e trocar experiências basta fazer parte dos nossos grupos exclusivos de whatsapp! Você não faz parte? Cadastre-se agora mesmo!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *