Para você que sonha em estudar em Portugal, já ouviu falar na possibilidade de bolsa de estudos pela CPLP? Então, confira esse conteúdo e comece a se preparar!

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional composta por países lusófonos, ou seja, por países que falam a língua portuguesa. Os países membros da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) oferece várias oportunidades de bolsas de estudo para estudantes que desejam cursar o Ensino Superior em Portugal.

A CPLP é uma organização que oferece oportunidade de bolsa de estudos aos falantes da língua portuguesa

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) oferece 130 bolsas de estudo para estudantes dos Estados Membros da CPLP e estas bolsas cobrem a taxa de matrícula integral. As candidaturas costumam ser abertas em duas fases ao longo do ano.

Além disso, há bolsas para pesquisas de pós-doutoramento em Literatura, bem como para o Doutorado em Museologia.

Para candidatar-se a essas bolsas, é necessário se atentar aos editais publicados nos sites relevantes e depois de reunir a documentação necessária, os candidatos podem enviar a candidatura.

COMO FUNCIONAM AS BOLSAS DE ESTUDO PELA CPLP?

✏️ Descontos na propina (anuidade em Portugal) das universidades que podem chegar até 100%

➡️ Em alguns casos, as despesas com passagem aérea (chegada e regresso) podem ser cobertas

✏️ Algumas universidades oferecem seguro de viagem e acidentes pessoais

➡️ Nota do ENEM pode ser aceita ao invés de realizar a prova de ingresso da universidade

✏️ Verifique nos editais o número de vagas destinados a alunos de cada país da CPLP

QUAIS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDO PELA CPLP?

Os documentos necessários para requerer uma bolsa de estudos pela CPLP podem variar dependendo da bolsa específica para a qual você está se candidatando. No entanto, geralmente é necessário os seguintes documentos:

📃 Comprovação de nacionalidade de um dos países membros da CPLP (passaporte válido)

👨‍🎓 Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de graduação para os casos de mestrado ou doutorado

📖 Nos casos de mestrado e doutorado, pode ser solicitado um plano de estudo

👨‍🎓 Histórico escolar

👄 Proficiência em português, se necessário.

📄 Documento comprovando o aprendizado da língua inglesa, caso seja necessário

Sabemos que para estudar em outro país, mesmo com bolsa de estudos, uma grana extra é sempre necessária, por isso, não deixe de usar a ferramenta de planejamento financeiro da Odgo que é 100% gratuita! Clique aqui

Valeu super a pena se candidatar a essa bolsa de estudos! Afinal, você terá despesas a menos o que facilita a vida em Portugal. Não deixe de buscar os editais e se candidatar!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *