Você está pensando em migrar para a terrinha para estudar? Então, continue aqui, porque vamos falar sobre bolsa de estudos em Portugal e como você pode conseguir a sua! Você não vai perder, né?

Não se esqueça que para ingressar em uma graduação em Portugal a sua nota do ENEM conta muito e ainda pode oferecer aquela bolsa ou descontinho na mensalidade (chamada de proprina em Portugal)!

Mas claro, se a ideia for a bolsa de estudos existem várias opções e hoje trouxemos as mais conhecidas. Isso pode ser um lindo diferencial pra ingressar em uma universidade em Portugal. Vamos entender um pouquinho sobre como o processo funciona!✌️🎓

A NOTA DO ENEM SERVE PARA COMEÇAR UMA GRADUAÇÃO?

🎓Para usar a Nota do ENEM para ingresso em faculdades em Portugal, alguns detalhes são importantes de serem observados:

Atualmente, mais de 29 instituições de ensino superior de Portugal aceitam a nota do ENEM para o ingresso em seus cursos. Em algumas instituições e dependendo do curso escolhido, a nota do ENEM pode ser um dos requisitos solicitados, portanto, fique de olho!

A nota necessária pode variar bastante dependendo da instituição e do curso, incluindo a nota mínima para aplicar. Por exemplo, a Universidade de Coimbra, uma das mais procuradas por estudantes brasileiros, aceita ingressos com uma nota mínima de 600 pontos no ENEM.

Portanto, é sempre importante conferir cada requisito com a própria universidade e também verificar se todas as etapas necessárias foram cumpridas corretamente para a candidatura. Resumindo, a Nota do ENEM pode ser um grande passo para estudar em Portugal, mas cada detalhe desse processo deve ser centrado com atenção 💪

COMO CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDOS EM PORTUGAL?

🎓Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): Esta instituição financia várias bolsas de estudo na Terrinha. Para se candidatar, você precisa acessar o Portal de Financiamento da FCT, realizar seu cadastro, preencher todos os formulários e anexos. Geralmente, as inscrições ocorrem entre janeiro e março.

🎓Direção Geral do Ensino Superior (DGES): Se você está pensando em ingressar no Ensino Superior em Portugal, pode solicitar uma bolsa de estudo diretamente no site da DGES. Este processo pode ser feito simultaneamente com sua candidatura ao ensino superior. Portanto, os tão sonhados “sins”, estudar e com bolsa, podem sair juntos!

🎓Bolsas de estudo específicas para estudantes brasileiros: Várias instituições e programas têm bolsas de estudo voltadas especificamente para estudantes brasileiros. O Guia de Financiamento Europeu, por exemplo, pode ser uma excelente fonte de informações. Além disso, algumas bolsas de estudo podem ser concedidas com base no resultado do ENEM.

🎓Bolsas do Programa Erasmus Mundus: Este é um programa financiado pela União Europeia que oferece bolsas de estudo para estudantes de países parceiros. As bolsas Erasmus+ cobrem uma variedade de áreas de estudo e níveis acadêmicos, incluindo graduação, mestrado e doutorado. É uma bolsa bastante concorrida e move jovens do mundo todo! Baita intercâmbio cultural!

🎓Bolsas do Banco Santander: Este banco oferece bolsas de estudo através de várias iniciativas, como o Programa Santander Universidades.

🎓Parceria com Universidades Brasileiras: Desde que você esteja matriculado em uma universidade no Brasil (independente do curso), existem parcerias para realizar parte do curso em alguma universidade portuguesa. Os pagamentos podem ser integrais (passagem aérea, alimentação e alojamento) ou parciais. Verifique com a sua universidade se existe essa possibilidade e quais as condições!

🔍Fique de olho nas bolsas divulgadas no site da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)

Conclusão

O processo de conseguir uma bolsa de estudos em Portugal pode ser um pouco longo, pois há várias etapas envolvidas (incluindo pesquisa, aplicação, etc.). No entanto, fica tranquilo que o esforço investido pode valer super a pena! 🎉🎓✨

Lembre-se de verificar os critérios de elegibilidade e informações descritas pelas universidades antes de se candidatar aos cursos e aplicar as bolsas de estudos! Assim, você ganha tempo e foca exatamente naquilo que precisa!

E o mais importante: não deixe para a última hora, fique de olho nos prazos para não perder nenhuma oportunidade! 💪💻⏰

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *