Lembro dos meus últimos meses pré-migração, onde toda a documentação para migrar ainda era muito confusa pra mim. Juntava o medo, a ansiedade, a emoção e o cuidado para fazer tudo o mais correto possível, mas são tantas informações, em tantos lugares, que acabamos deixando passar uma coisa ou outra. O que fazer primeiro? O que fazer depois? Que confusão! 🤯🤯🤯🤯

Bom, passado esse momento tenso, agora venho aqui te contar TUDO que aprendi com essa experiência! E esclarecer aquilo que é essencial trazer na sua pastinha de documentação para migrar 📁📂!

MAS antes de qualquer coisa, A DICA N° 1 É NÃO DEIXAR PRA ÚLTIMA HORA ⏰⏰! Cada documento abaixo tem um prazo específico para ser aprovado e liberado, alguns precisam de um tempo maior de antecedência, outros, menor. Fique atento e se informe junto aos órgãos e estabelecimentos da sua cidade.

CHECKLIST DE DOCUMENTAÇÃO PARA MIGRAR:

📎 Passaporte – 1° documento primordial que você deve providenciar. Hoje ele tem duração de 10 anos e você deve solicitar junto ao posto da Policia Federal mais próximo da sua casa. O valor dele atualmente é de R$ 257,25, e em casos de urgência e emergência, custa R$ 334,42.

📎 Visto Leia, pesquise e reflita qual tipo de visto se aplica melhor a você e ao seu objetivo em Portugal: É para estudar? Vai com trabalho já certo? Quer ir para buscar emprego? É para aposentadoria? É como nômade digital? Cada um deles tem uma documentação própria e você deve solicitar junto ao site da VFS Global, empresa hoje responsável pela emissão de vistos.

📎 Diplomas e certificados (apostilados) Mesmo que seu intuito não seja estudar ou algo parecido, apostilar seus diplomas e certificados escolares (ensino médio, histórico de graduação, diploma de graduação e outros) é fundamental para o reconhecimento do seu grau de estudos em Portugal. Fazer o apostilamento de Haia (realizado em alguns cartórios), nada mais é do que certificar a autenticidade desses documentos para que assim sejam válidos em outros países.

📎 PT-BR/13 (Seguro saúde) Antigo CDAM ou PB4, esse documento garante garante direito ao atendimento público de saúde para brasileiros em Portugal. Ou seja, você terá direito ao atendimento médico em hospitais públicos, pagando o mesmo valor que um cidadão português. Solicite o PT-BR/13 gratuitamente no site do Ministério da Saúde e aguarde até 30 dias para sua liberação.

📎 Carta convite ou reserva de hospedagem Na sua passagem pelo setor de imigração irão solicitar seu comprovante de estadia em Portugal. Você precisa apresentar uma carta com os dados, contato e assinatura de quem vai lhe hospedar em Portugal, ou as reservas em um hostel, hotel, airbnb para os seus primeiros dias na terrinha. Tudo isso impresso, ok?

📎 Bilhete aéreo de retorno Ter em mãos a passagem área de volta é indicada para os vistos de estada temporária, ou seja, destinados aos requerentes cujas atividades em Portugal tenham período inferior a 1 ano. Verifique todos eles aqui.

OUTRAS DOCUMENTAÇÕES PARA MIGRAR:

📎 Certidões de nascimento e de casamento (apostilados) Para quem vem com filhos ou trará posteriormente a esposa/esposo para reagrupamento familiar, é muito importante trazer esses outros documentos também apostilados, pois eles comprovam seu vínculo com aquelas pessoas, possibilitando a legalização delas através de você em Portugal. No caso da certidão de casamento, fique atento para trazer uma versão atualizada/renovada de até no máximo 6 meses anteriores para apresentar ao órgão de imigração (antigo SEF).

📎 Carteira de Habilitação|CNH (QRcode) Para conduzir (dirigir) aqui em Portugal é necessário que, após 180 dias, seja realizada a troca da sua carta de condução (carteira de habilitação). Para isso, traga sua CNH, mas se ela não for do modelo mais recente com QRcode, é necessário ir na sua unidade do Detran e solicitar uma declaração de autenticidade dela para comprovação no exterior.

📎 Procuração Sabemos que imprevistos no Brasil podem acontecer e pode exigir a sua presença para resolê-los. Por isso, indicamos que você providencie uma procuração junto de um cartório, dando poderes específicos para alguém da sua confiança lhe representar no Brasil para qualquer intercorrência.

Fique atento a algumas questões:

⚠⚠ DICAS QUE NUNCA TE CONTAM :

Cartão de vacinas 💉- Traga! Quando você tiver sua primeira consulta de utente, perguntarão sobre suas vacinas e a comprovação. Caso não tenha, será necessário refazer todo o esquema vacinal, haja braço!

Fotos 3×4📸: É muito provável que você precise para algum documento em Portugal, como por exemplo, para o cartão de transporte. Então, economize e traga suas fotos que, no Brasil, costumam ser mais baratinhas do que em Portugal.

Certificado de antecedentes criminais: Pode ser solicitado para sua documentação de residência, por isso, se for possível, o traga apostilado e o mais recente possível. E mais: se você residiu em outro país, é preciso os antecedentes de lá também, não esqueça. Eu precisei e tive dificuldade para emitir aqui de Portugal acessando o site da PF, por isso, poupe seu tempo e o stress.

CONCLUSÃO:

Agora que você já sabe de toda a documentação necessária para migrar, não perca tempo e comece a reunir tudo que precisa! Dessa forma, você vai estar preparado para migrar com segurança e sem deixar faltar nada!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *