Lembro muito da emoção dos primeiros dias aqui em Portugal! Estava tão deslumbrada com tudo! Queria entender como tudo funcionava e começar a vida nova o mais rápido possível. Esses sentimentos são super normais, ansiedade e muita pressa,  😆😆! 

Depois, percebi que aproveitar e conhecer o lugar que eu estava iria me ajudar muito na adaptação e tomar as melhores decisões. Por isso, vou listar aqui 07 dicas de atividades que me ajudaram muito a compreender Portugal e construir aos poucos o meu dia-a-dia aqui. Bora conferir?!

1 – Passeie sozinho/a: Sim, parece algo óbvio, mas é comum alguém que migra sozinho/a ter um pouco de timidez ao pensar em sair sem companhia ou porque não vê graça. Eu apenas digo: Experimente! Aqui na Europa você verá muita, mas muita gente, saindo pra ler, ir no cinema, pra parques e barzinhos sozinhos. Isso é super normal e já fica a deixa pra próxima dica 😉!

2 – Faça novas amizades: Criar laços e conhecer pessoas novas podem, além de te trazer conforto emocional, abrir muitas oportunidades que você não imagina. Por isso, sair sozinho é uma ótima oportunidade de fazer novas conexões e ampliar seu círculo nesse recomeço 👥. Uma casa ou um quarto que ficou desocupado, uma indicação pra uma boa oportunidade de trabalho, até mesmo algumas doações de utensílios…tudo isso novas amizades podem te proporcionar.

3 – Faça um tour pelos supermercados:  Eu amo! hahaha e aqui em Portugal temos vários, do próprio país e outros internacionais, como Lidl, Froiz, Mercadona 🥑🥞. Compare os preços, veja o que cada um oferece de vantagens e comece a fazer suas compras de forma inteligente!

4 – Viaje (pra pertinho) de comboio 🛤️: Fazer um bate-volta pra alguma cidade vizinha é tarefa obrigatória, barata e super prazerosa! Assim, você além de conhecer uma nova cidade em minutos, também aprende ao mesmo tempo como funciona o sistema de comboio/trem aqui de Portugal.

5 – Comer, é claro!: A culinária e doces de Portugal são famosas no mundo inteiro. Se proporcione um dia comer alguns pratos típicos daqui (Peixes- sardinha e bacalhau), francesinha, pastel de nata, bifana, croissants, alheira, queijos e enchidos), ou beber um bom vinho tinto, branco ou verde, a um preço super acessível 😋! O seu paladar agradece!

6 – Aprenda o vocabulário local: Escute, entenda o sentido e coloque em prática da próxima vez 🗣️. Isso lhe dá mais confiança na hora da comunicação com os portugueses, demonstra respeito com a cultura local e vontade em se integrar. Logo logo você se verá falando “telemóvel” ao invés de celular! hahaha

7-  De olho na previsão do tempo 🥶🥵: Dependendo da sua cidade no Brasil, você pode não estar muito acostumado a ficar atento ao clima diariamente. Por isso, já fique ciente, isso ajuda MUITO você por aqui. Portugal, assim como todos os países europeus, se organizam conforme as estações do ano. Entender isso te ajuda a se agasalhar melhor no frio e organizar suas tarefas e atividades de maneira mais estratégica, como: planejar uma viagem no melhor período, buscar um emprego perto da alta estação, e por aí vai!

Gostaram?! Espero que sim e que seja de grande ajuda! Até a próxima pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *