Algumas dicas importantes que vocês precisa saber antes de alugar uma casa em Portugal.

Você sabia que os apartamentos e a maioria das casas em Portugal não tem tanque? Ou que as máquinas de lavar roupa geralmente ficam na cozinha? Pois é… Existem muitas diferenças entre as casas brasileiras e as portuguesas, então e hoje vamos falar um pouco mais sobre essas curiosidades e dicas sobre o que você deve estar atento antes de alugar uma casa na terrinha.

Mudar de país já não é uma tarefa tão fácil, casa nova, vizinhança, cultura e diversos outros fatores que podem tornar sua experiência um pouco mais complicada! Muitos brasileiros quando chegam no país ficam confusos com alguns hábitos e costumes do povo português. Ficou curioso? Vamos ver alguns deles!

Máquina de lavar roupas na cozinha

Pode parecer estranho, mas 80% dos apartamentos em Portugal possuem a máquina de lavar roupas embutida bem ao lado da pia ou do fogão. Como também não é comum ter espaço para varal (estendal como é chamado no país), a maioria das máquinas além da opção de lavagem, também são secadoras! Desse modo sua roupa já sai lavada e secada pronta para uso, super prático e rápido.

Máquina de lavar roupa na cozinha

Alguns brasileiros têm certa dificuldade em se adaptar nessa questão de secar roupas na própria máquina, dizem que não fica tão boa como quando é seca em sol. Existem divergências, mas como o clima frio é predominante na maioria do ano, essa sem dúvidas é uma ótima opção.

Interruptor de luz fora do banheiro

Todo brasileiro que visita o país pela primeira vez já caiu nessa! Diferentemente do Brasil, o interruptor de luz fica na parede de fora do banheiro, por isso para os novatos fica a dica, sempre antes de entrar no banheiro em Portugal acenda a luz antes.

Interruptor fora da casa de banho (banheiro)

O motivo disso, segundo especialistas, é a segurança. Como Portugal é um país muito úmido, é indicado (praticamente exigido) que os interruptores fiquem fora e que as tomadas sejam a prova de água.

Exaustor no banheiro

Uma outra curiosidade sobre banheiros (casa de banho como é chamado no país) são os exaustores. Quando você acende a luz, automaticamente começa a ouvir um barulho igual de uma ventoinha, que nada mais é que um exaustor.

Exaustor na casa de banho (banheiro)

Bem diferente do Brasil, em Portugal a maioria dos banheiros não possuem janelas, ou seja, quando você toma banho o cômodo fica cheio de umidade que com o tempo gera o mofo. Por isso é importante estar com esse utensílio funcionando e evitar futuros problemas de paredes com infiltrações e mofos.

Imóveis que já vêm mobiliados

É comum quando você decide alugar um apartamento ou uma casa que esse já venha com móveis, pelo menos o essencial.

Essa cultura não só dos portugueses mas do europeu em geral é uma boa opção para quem quer entrar no imóvel novo e não ter preocupações com a mobília. Cama, sofá, mesa, geladeira (chamada de frigorífico), guarda-roupas, máquina de lavar e secar roupa, e até placa de vitrocerâmica, mais conhecido como fogão de indução.

Apartamento já mobiliado

Em alguns casos, quando o imóvel é mais novo, pode vir acompanhado de utensílios de cozinha em geral, eletrodomésticos, televisão e etc.

Classificação energética

Um fator importante que você deve estar atento antes de alugar um imóvel é a classificação energética. Todas as casas e apartamentos são obrigados a ter esse certificado e é ela que mostra qual o desempenho desse imóvel em questão.

A classificação vai do A+ até o F (melhor desempenho e menor consumo, até o pior desempenho), ou seja, quanto melhor o desempenho, mais baixa será sua conta no final do mês. Fique de olho!

Janelas duplas

Portugal é um país onde o clima frio predomina na maioria dos meses, sendo necessário alguns utensílios diferentes do que temos no Brasil.

Janelas duplas

As janelas duplas são um bom exemplo. Grande parte das casas possuem esse tipo de janela e elas servem tanto para segurar o frio quanto para reduzir o barulho, sendo essenciais nas residências portuguesas. Em 2020 o governo lançou um programa de incentivo para ajudar a população na troca das janelas simples para as duplas, considerando como fator básico e não apenas conforto.

E aí, você sabia dessas diferenças nas residências portuguesas? Algumas coisas no começo podem parecer estranhas para o costume do brasileiro, mas a adaptação pode se tornar mais fácil com um bom planejamento e buscar sempre informações antes de sua mudança definitiva.

Se você tem vontade de morar em Portugal, saiba que nós podemos te ajudar! A Odgo é uma plataforma de planejamento de imigração completa, tornando sua experiência o mais descomplicada possível. Crie agora a sua jornada 100% gratuita no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *