Se está em seus planos mudar para Portugal mas não sabe como funciona o processo burocrático e qual a documentação necessária para conseguir alugar um imóvel, este conteúdo é para você!

Nos últimos anos o país tem recebido cada vez mais estrangeiros não apenas para turismo, mas para viver em terras portuguesas… Um em cada cinco estrangeiros que moram atualmente em Portugal, é de nacionalidade brasileira!

Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), no ano de 2019, foram contabilizados aproximadamente 151 mil brasileiros residindo no país. Devido a esse grande fluxo migratório, muitas pessoas acabam por ter dificuldades em encontrar um imóvel para alugar, seja pelo preço elevado, tipologia, local e por aí vai.

Lembrando que em Portugal quando estiver buscando por um apartamento ou casa, irá se deparar com os termos T1 , T2, T3 , T1+1, T2+1, isso nada mais é do que a quantidade de quartos que o imóvel possui, por exemplo: T1 – Apenas um quarto, T2 – Imóvel com dois quartos e assim sucessivamente. Já no caso do T1+1 se refere a um local com apenas um quarto, porém há um espaço disponível que pode se transformar em outro quarto.

Existem diversos sites e aplicativos que facilitam muito o processo de encontrar algo que seja de seu agrado, mesmo antes de chegar no país.

Os sites mais conhecidos e com mais opções são: Imovirtual , Idealista e Casa Sapo. Neles são adicionados diariamente dezenas de anúncios e você consegue buscar imóveis por região, preço e tipologia.

Os aplicativos também são uma fonte de pesquisa muito prática e eficiente. É possível procurar imóveis com características bem específicas e falar diretamente com o anunciante, este muitas das vezes é o próprio dono. Os aplicativos mais conhecidos são: Olx e Custo Justo.

Grupos de Facebook e Whatsapp

Uma outra opção que pode te trazer bastante resultado é participar de grupos de Facebook e Whatspp. Pesquise qual a região que pretende morar e entre nesses grupos, faça contatos, busque informações e diga qual o tipo de imóvel está a procura, sem dúvidas diversas opções surgiram.

Veja também: Qual a melhor cidade para viver em Portugal

Imobiliárias

Você também pode optar por buscar seu imóvel através de imobiliárias. As mais conhecidas e que possuem maior quantidade de imóveis são: Century 21 , Remax e Era. Elas possuem escritórios em todas as regiões de Portugal e centenas de corretores para te auxiliar nesse processo.

Documentação necessária

Depois de escolhido o imóvel, você precisará fazer o contrato. Então veja a seguir o que é necessário para dar seguimento no aluguel:

Esses itens podem mudar se você optar por fazer um contrato particular, neste caso o fiador não é necessário e cabe a ambas as partes acordarem o número de aluguéis de adiantamento.

Veja também: Como transferir contas básicas em Portugal

Alugar imóvel ainda estando no Brasil

Em certos casos, como para a solicitação de visto, será preciso alugar um imóvel mesmo antes de se mudar para comprovação de endereço em Portugal.

Mas se você é daquelas pessoas que se sentem mais seguras em já chegar no país com tudo certo e não quer ter dor de cabeça com aluguel, a gente pode te ajudar…

Conheça a nossa ferramenta de imóveis da Odgo, onde reunimos para você os principais portais que disponibilizam imóveis em Portugal! Encontre o imóvel ideal para você por lá ainda do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *