O visto D3 de Portugal serve para quem tem planos de trabalhar como profissional qualificado em terras portuguesas.

Para um processo bem-sucedio é importante se preparar. Por isso, vamos nos aprofundar no processo de solicitação do visto D3, seus requisitos e tudo que você precisa saber para embarcar nessa!

PARA QUEM É O VISTO D3 PORTUGAL?

Esse visto se adequa aos profissionais altamente qualificados que já possuam um contrato de trabalho ou uma promessa de contrato de trabalho em Portugal e desejam morar no país para desempenhar uma atividade profissional altamente qualificada. Dessa forma, esse tipo de visto é aplicável a pessoas que desempenham funções específicas, como especialistas e cargos de direção ou coordenação.

QUEM PODE SOLICITAR?

Em Portugal, o visto D3 é principalmente voltado para profissionais altamente qualificados que procuram empregos específicos dentro do país.

Embora as informações exatas sobre a lista de profissões elegíveis para este visto não sejam mencionadas explicitamente nas fontes, é claro que este visto é destinado a pessoas que estão procurando trabalho em funções que exigem competências técnicas especializadas, de caráter excepcional, ou uma qualificação adequada.

Portanto, embora não se possa fornecer uma lista exata de profissões, podemos inferir que carreiras em áreas como tecnologia da informação, engenharia, ciência, pesquisa acadêmica, altos cargos de gerência e cargos de especialização em várias indústrias podem ser potencialmente elegíveis para o visto D3, contanto que o profissional possua um contrato de trabalho ou uma promessa de contrato em Portugal.

Logo, cargos de direção e chefia (direção de empresa, gerentes, executivos, etc) e especialistas em atividades científicas ou intelectuais (engenheiros, professores, profissionais de tecnologia, cientistas, especialistas na área de saúde, etc) são elegíveis a esse visto.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

📌 Passaporte válido e 2 fotos 3×4
✏️ Fotocópia do passaporte (página com informações de identificação e carimbos)
📌 Comprovativo de seguro de viagem válido
✏️ Certificado de Antecedentes Criminais emitido pela Polícia Federal
📌 Autorização para consulta do Registo Criminal Português pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
✏️ Contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho com uma empresa ou instituição portuguesa
📌 Comprovativo da sua situação regular, caso seja de outra nacionalidade que não a do país em que solicita o visto


O QUE PRECISA TER NO CONTRATO DE TRABALHO PARA SOLICITAR O VISTO D3 EM PORTUGAL?

Os requisitos exatos do contrato de trabalho para o visto D3 podem variar dependendo do caso específico. No entanto, o contrato de trabalho ou a promessa de contrato de trabalho é uma das exigências fundamentais para obter o visto D3.

Sendo assim, reunimos alguns requisitos potenciais que você precisa garantir no seu contrato/ promessa de trabalho:

➡️ O contrato de trabalho deve ser por tempo indeterminado ou ter a duração mínima de um ano.
➡️ O trabalho oferecido deve estar de acordo com a definição de um profissional altamente qualificado

QUANTO TEMPO DEMORA PARA APROVAÇÃO E QUAL O VALOR?

Segundo a VFS Global, após receber toda a documentação, inicia-se a análise dos documentos e se tudo estiver dentro do esperado, o visto D3 tem um prazo de até 60 dias para ser processado.

Além disso, o valor para a solicitação do visto é de aproximadamente R$620 reais. Lembre-se de encaminhar o comprovante de pagamento juntamente com a documentação.

O VISTO D3 PARA PORTUGAL PERMITE REAGRUPAMENTO FAMILIAR?

Sim! Além do profissional poder morar e trabalhar de forma legalizada em Portugal, poderá solicitar o reagrupamento familiar para os integrantes da sua família.

O QUE DEVO FAZER QUANDO CHEGAR EM PORTUGAL COM O VISTO D3?

O visto D3 tem validade de 04 meses, portanto, ao chegar em Portugal faça o agendamento no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para solicitar a sua autorização de residência ou o seu cartão azul UE.

O cartão azul UE é um documento de Autorização de Residência para profissionais altamente qualificados e é válido em toda a União Europeia. A grande vantagem desse cartão é que após 18 meses você pode se deslocar para qualquer país da União Europeia para exercer a atividade qualificada.

Pronto para solicitar o seu visto D3? Com essas informações, basta se organizar, enviar a documentação e preparar as malas!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *