O avião pousou, saímos da aeronave e agora vamos passar na imigração! Chegou a hora mais temida! Todo mundo passa por esse frio na barriga! O que vão me perguntar? Será que eu vou ter todos os documentos? Será que vão me deixar entrar no país? Calma!!! Calma!!! Não vai ser um bicho de 07 cabeças…vamos te dar muitas dicas sobre como passar pela imigração no aeroporto de Portugal! Então, continua aqui:

Imigração é sempre uma caixa de surpresas. Do nada olham para você e simplesmente te deixam passar sem questionar nada ou te fazem mil e uma perguntas ou ainda pedem para que você acompanhe até uma salinha.

Sem segredos! Quando você chegar no país você entrará na fila de imigração e será atendido por um agente do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Portanto, as perguntas realizadas normalmente se relacionam ao motivo de sua viagem e solicitam a documentação que comprove essa finalidade.

QUAIS AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES NA IMIGRAÇÃO?

Não se assuste com a quantidade de perguntas, pois o oficial está fazendo o trabalho dele e quer entender seus planos!

COMO PASSAR PELA IMIGRAÇÃO SEM SUFOCO?

Vamos ter dar 10 dicas para passar pela imigração de forma tranquila!! Então, prepara o print da tela para organizar tudo antes de embarcar para sua jornada:

  1. Mantenha-se calmo!!! Lembre-se, muitos agentes ficam andando pelo aeroporto para captar possíveis atitudes suspeitas. Dessa forma, ficar nervoso, ansioso ou impaciente só vai levantar suspeitas sobre você. “Você já chegou e está tudo bem!” » use essa frase como um mantra!
  2. Garanta que seu passaporte esteja válido e com visto de entrada em ordem.
  3. Tenha em mãos documentos de hospedagem como: reserva de airbnb, arrendamento, hotel, etc.
  4. Comprove os meios de subsistência como extrato bancário, limite do cartão de crédito e dinheiro.
  5. Tenha a passagem aérea de chegada e retorno (se for o caso, dependendo do seu visto é necessário ter a passagem de volta, sim! Informe-se!)
  6. Seguro viagem ou PB4, uma vez que é obrigatório para entrada no país.
  7. Seja cooperativo! Responda as perguntas e apresente os documentos solicitados com calma e gentileza. EVITE SER PROLIXO E MENTIR! Eles são treinados para identificar se algo não vai bem!
  8. Não se assuste caso venham perguntas adicionais, porque faz parte do trabalho do agente de imigração entender seus planos de viagem com maiores detalhes. Isso não quer dizer que você não conseguirá entrar no país. Mantenha-se calmo e responda!
  9. Responda apenas o que foi perguntado pelo agente. Nada de ficar puxando papo ou respondendo além do solicitado, pois isso também pode levantar suspeitas ou abrir margem para mais questionamentos.
  10. Nos casos de visto de nômade de digital ou visto de trabalho, será necessário comprovar o vínculo empregatício. E claro, se você vier apenas para turistar esse documento também pode ser solicitado.

DICAS EXTRAS PARA PASSAR PELA IMIGRAÇÃO

🌟Organize seus documentos impressos em uma pasta. Essa também é uma boa hora para revisar e ver se não está faltando nada! E no momento da imigração, fica mais fácil encontrar o que lhe foi solicitado evitando nervosismo!

🌟Cuidado com o que você leva na mala! Existem alguns itens que são proibidos (objetos cortantes, inflamáveis, por exemplo) e alguns remédios. Portanto, se você tem dúvida sobre como levar seus remédios, leia esse post !

Lembre-se, quanto mais você colaborar e mais organizado estiver com a documentação mais rápido será passar pela imigração no aeroporto de Portugal. O trabalho do agente é coletar informações e identificar se você está apto a entrar na terrinha legalmente.

Dessa forma, se você está com tudo que precisa, não precisa ficar nervoso! Entenda esse momento como mais uma fase da sua tão sonhada viagem e aproveite!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *