Se você está pensando em embarcar na jornada de imigrar para a terrinha portuguesa com filhos, certamente uma das suas maiores preocupações é a educação deles. Por isso, fique tranquilo, preparamos esse post pra você entender como funcionam as escolas em Portugal e o sistema educacional para os futuros pequenos imigrantes.

Parte 1: O Sistema de Ensino em Portugal

Portugal pode ser conhecido pelo Vinho do Porto, pelos Pasteis de Belém ou pelo Cristiano Ronaldo, porém te contamos mais: o sistema educacional não fica atrás, ele também é nota 10! Primeiro, é essencial entender o sistema de ensino em Portugal, uam vez que a educação é obrigatória para todas as crianças e adolescentes entre os 6 e os 18 anos de idade. Vamos ver como é divido o sistema?


Parte 2: Escolas Públicas x Escolas Privadas em Portugal

Bateu a dúvida em escolher entre escola pública ou privada? Sendo assim, estamos aqui para te ajudar, entenda:

Parte 3: Dicas e Truques

Para terminar, alguns conselhos nossos. Já que estamos nessa juntos, né?


Escolher a escola dos filhos é uma grande responsabilidade, mas no geral a educação de Portugal é muito bem avaliada e de alta qualidade . Fique tranquilo(a)! Planejando sua imigração para o país, você vai contar com uma gama de excelentes opções de ensino – sejam públicas ou privadas. Ah, só pra não esquecer, existe o Ranking das escolas, deve ajudar muito a guiar sua escolha.

Enfim, se os seus miúdos (crianças) são realmente pequeninos, vale a leitura desse post sobre creches em Portugal, confira aqui!

Oi, meu nome é Aby! Sou de Fortaleza-Ceará, jornalista, 34 anos e migrei para Portugal em Outubro de 2021. Escolhi a cidade do Porto pra ser meu novo lar e venho reconstruindo uma vida totalmente do zero desde então. De lá pra cá foi muita documentação para entender, adaptação ao frio, aos costumes e cultura, um novo vocabulário, saudade da família e uma rede de novos amigos que me abraçou. Faço parte do time da Odgo e agora quero ajudar e apoiar pessoas que, assim como eu, desejam viver a experiência de morar em Portugal. Migrar é transformador, ser imigrante é desafiante, por isso espero colaborar com você nessa grande jornada também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *