Com o passar do tempo, as mulheres vêm mostrando seu potencial e enfrentando as adversidades no setor industrial, contribuindo de maneira significativa para a economia do país. Se está curiosa sobre como mulheres trabalham nas indústrias em Portugal, continue aqui com a gente.

mulheres trabalham nas indústrias em Portugal

O Crescimento das Mulheres na Indústria em Portugal

Primeiramente, precisamos falar sobre a presença feminina na indústria portuguesa que vem mudando a cada geração. No passado, elas ocupavam apenas funções de baixa remuneração e menos especializadas. Atualmente, muitas mulheres ocupam posições de liderança e gestão no setor.

Panorama de cargos desempenhados por mulheres na indústria

Em Portugal, as mulheres desempenham uma variedade de funções nas indústrias, avançando desde trabalhos manuais até importantes cargos de liderança. Portanto, aqui estão algumas áreas específicas e papéis notáveis:

  1. Cargos de Gestão: As mulheres ocupam cerca de 30% dos cargos de gestão nas empresas portuguesas, uma presença que diminui à medida que aumenta a responsabilidade dos cargos. Confira aqui sobre o cenário de gestão feminina nas indústrias em Portugal
  2. Cargos de Liderança: Em 2021, quase 30% dos órgãos de administração das empresas portuguesas eram compostos por mulheres. Apesar das mulheres representarem 48,6% da população ativa em Portugal, elas ocupam apenas 27,4% dos cargos de liderança. Saiba mais aqui
  3. Direções e Conselhos de Administração: A presença feminina em funções de direção-geral e nos conselhos de administração está entre os 13,9% e os 16,2%, respectivamente.
  4. Gestão e Direção: As mulheres desempenham 32% das funções de gestão e direção.

Existem trabalhos braçais para mulheres nas indústrias em Portugal?

Sim, existem trabalhos braçais para mulheres na indústria portuguesa, apesar de não ser a norma amplamente adotada. Muitas mulheres em Portugal estão envolvidas em várias áreas da indústria, inclusive na agricultura e manufatura, mas vale se atentar aos desafios do setor para a demanda feminina.

Desafios Enfrentados pelas Mulheres que trabalham nas Indústrias

Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam dificuldades, como:

  1. Desigualdade salarial – Mesmo com a mesma formação e experiência, mulheres recebem salários menores que os dos homens.
  2. Desafios sociais e culturais – Em alguns setores tradicionalmente masculinos, mulheres podem enfrentar dificuldades em relacionamentos profissionais.

O Futuro para as Mulheres na Indústria Portuguesa

Apesar destes obstáculos, especialistas projetam um cenário cada vez mais promissor para as mulheres na indústria. Encontramos, por exemplo, uma evolução do papel da mulher nas indústrias portuguesas, principalmente no mercado da tecnologia. É uma jornada contínua, e espera-se que a representação feminina continue aumentando nos próximos anos.

Esperamos que tenha ficado mais claro o cenário da mulher no segmento de indústria em Portugal. E caso você esteja buscando emprego em outras áreas, confira nossa ferramenta de emprego para te ajudar e encontrar a vaga ideal para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *