Você é um profissional da saúde e quer saber como trabalhar como enfermeiro em Portugal? Então, fica tranquilo que a gente vai detalhar esse assunto pra você e esclarecer todas as suas dúvidas! Primeiramente, você sabia que não existe a profissão de Técnico de Enfermagem na terrinha? E agora? Bora saber mais sobre isso!

Passo 1: Entenda a demanda por enfermeiros em Portugal

Não tem como negar, profissionais de enfermagem estão sendo super requisitados em Portugal. Como assim? Na prática, isso significa uma boa quantidade de vagas de emprego esperando por você. Procure sua vaga ideal aqui

Passo 2: Conferindo a elegibilidade

Agora, vamos falar um pouquinho sobre as regras? É imprescindível ter formação na área, óbvio, né? Mas é importantíssimo lembrar que, diferente do Brasil, não existe o curso de técnico em enfermagem em Portugal, portanto, você só exerce a profissão concluindo uma graduação/ensino superior! Mais uma coisa: o diploma deve ser reconhecido no país e conter 4.600 horas de curso, sendo que 50% dessa carga horária deve ser de ensino prático.

Se você ainda não tem ensino superior nessa área, o que você pode tentar é se matricular no curso de enfermagem e conseguir alguma equivalência de disciplina com a sua formação!

Confira uma lista de universidades em Portugal com cursos de graduação de enfermagem:

Passo 3: Como fazer para registrar meu diploma?

Calma, nós te explicamos. O processo é realizado através da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, esse órgão regulamenta a profissão no país.

Para se registrar na Ordem dos Enfermeiros, há três tipos de processo de validação do diploma: 1) realizando a validação diretamente na Ordem dos Enfermeiros; 2) através da obtenção do título de enfermeiro, que reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais; 3) se for cidadão europeu com título de formação obtido na União Europeia, seguir as orientações específicas para inscrição.

Por favor, note que estas são apenas informações gerais e podem variar dependendo de fatores como seu país de origem e educação anterior.

Passo 4: Arranjar Emprego

Beleza, diploma reconhecido. O que vem depois? A busca pelo emprego. Existem inúmeros hospitais, clínicas e até instituições de longo prazo que estão sempre procurando por bons enfermeiros. Portanto, com a demanda em alta, suas chances são promissoras. Dá até um friozinho na barriga, hein?

Conclusão

Sabemos que a demanda por profissionais de enfermagem em Portugal é alta, especialmente com o envelhecimento da população. Dessa forma, esse pode ser um ponto positivo bem forte a seu favor, pode transformar seu sonho numa realidade. E mais! Os salários são atraentes, ainda que possam variar dependendo da experiência e especialização. Por isso, comece agora a procurar sua vaga e invista na sua carreira! Mas o preimeiro passo vocês já deu, que foi entender como trabalhar como enfermeiro em Portugal, agora é hora de começar a se organizar!


Sou de Fortaleza-Ceará, jornalista, 34 anos e migrei para Portugal em Outubro de 2021. Escolhi a cidade do Porto pra ser meu novo lar e venho reconstruindo uma vida totalmente do zero desde então. De lá pra cá foi muita documentação para entender, adaptação ao frio, aos costumes e cultura, um novo vocabulário, saudade da família e uma rede de novos amigos que me abraçou. Faço parte do time da Odgo e agora quero ajudar e apoiar pessoas que, assim como eu, desejam viver a experiência de morar em Portugal. Migrar é transformador, ser imigrante é desafiante, por isso espero colaborar com você nessa grande jornada também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *