Hoje vamos falar sobre como se aventurar e encarar os desafios de trabalhar como entregador ou motoboy em Portugal! Afinal, queremos tornar essa experiência menos complicada pra vocês e esclarecer todas as dúvidas sobre as burocracias envolvidas nesse processo. 😊

Então, prepare-se para receber umas dicas valiosas! Com elas, você vai se sentir mais seguro para dar aquele passo adiante rumo à sua nova empreitada.

EM PORTUGAL TAMBÉM CHAMAMOS DE ENTREGADOR?

Não! Em Portugal o entregador ou motoboy, como é conhecido no Brasil, é chamado de estafeta!

QUAIS AS OPÇÕES PARA TRABALHAR COMO MOTOBOY EM PORTUGAL?

🏍️ Entregador de Motocicleta (Motoboy)/Estafeta: Aqui, você poderá utilizar a moto para fazer entregas, seja de comida, mercadorias ou qualquer outro item que precise ser transportado.

🚗 Entregador de Automóvel: Se tiver uma carta de condução válida em Portugal e um meio de transporte próprio, pode considerar ser um entregador. Além disso, é possível encontrar várias ofertas de emprego para entregadores em Portugal em sites de busca de emprego. Por isso, não perca tempo e já comece suas pesquisas de emprego aqui.

🚚 Trabalhar como Freelancer para Empresas de Entrega: Há também a possibilidade de se inscrever como freelancer ou contratado para empresas de entrega em Portugal, como a GLS Portugal.

🛵 Entregador de Aplicativo: Em Portugal, tal como no Brasil, existem aplicativos de entrega como Uber Eats, Glovo e Bolt – Food Delivery que requerem entregadores. No entanto, é importante ler todas as regras e requisitos desses aplicativos antes de se inscrever.

QUAIS OS DOCUMENTOS PRECISO TER PARA TRABALHAR COMO MOTOBOY?

Para trabalhar como motoboy ou “estafeta” como é conhecido em Portugal, existe uma lista de requisitos que você deve cumprir. Seguem os requisitos abaixo:

✏️ Número de contribuinte ou número de identificação fiscal (NIF): Este número é importante pois é através dele que você será identificado para efeitos fiscais e se você quiser sair do Brasil com esse documento em mãos , basta solicitar pela Odgo clicando aqui.

📌 Autorização de Residência ou cartão de cidadão: Isto serve como prova de sua residência legal em Portugal.

✏️ Carteira de motorista (carta de condução) Portuguesa: Esse documento garante que você está legalmente habilitado para dirigir motocicletas em Portugal.

📌 Documento do veículo: Este é necessário para provar a propriedade e a legalidade da motocicleta que você vai usar para as entregas. Porém, caso você use uma bicicleta, este documento não é necessário.

✏️ Recibos Verdes: Necessidade de emissão dos recibos verdes que são uma forma de fatura utilizada pelos profissionais liberais em Portugal e se você quiser conhecer mais sobre os recibos verdes, acesse aqui.

Além disso, vale lembrar a importância da legalização do seu trabalho em Portugal, incluindo o pagamento de impostos correspondentes e a contribuição para a segurança social.

QUAL O SALÁRIO DE UM MOTOBOY EM PORTUGAL?

A média salarial de um entregador ou motoboy ou estafeta é de 1676€ por mês, mais que dois salários mínimos (salário mínimo em 2023 é de 760€).

Espero que estas informações o ajudem na sua jornada para se tornar um entregador em Portugal!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *