Você já ouvir falar no ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem)? Se está planejando visitar a Europa para turismo em 2024, esse é um visto que você precisará se preocupar. Afinal, ele será um elemento essencial para a sua viagem. Está curioso(a)? Continue lendo e conheça o ETIAS!

ETIAS: Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

O QUE É?

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) é um sistema de autorização de viagem eletrônica que será exigido a partir de 2024 para os viajantes que desejam entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, ou seja, pessoas que queiram visitar qualquer um dos países-membros e atualmente são isentos de visto.

Portanto, a partir de 2024, para fins de turismo, negócios ou trânsito durante o período de até 90 dias, os brasileiros que desejam visitar a Europa, precisarão emitir o visto ETIAS.

PARA QUE SERVE?

O ETIAS serve como um pré-registo para viajantes que pretendem visitar os países do Tratado de Schengen para turismo, negócios, trânsito ou fins médicos. É uma autorização de viagem que serve para aprimorar a segurança, uma vez que permite à Europa rastrear e monitorar os viajantes que dão entrada nesses países. Além disso, este sistema de autorização visa evitar a imigração ilegal.

QUAIS PAÍSES EXIGEM A EMISSÃO DO ETIAS?

Vamos destacar os 27 países que fazem parte do Tratado de Schengen para que você já possa se organizar caso precise solicitar essa autorização de viagem: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, PORTUGAL, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Portanto, como PORTUGAL faz parte do Tratado de Schengen, caso queira vir a turismo para conhecer um pouco mais do país antes de imigrar ou receberá visitas quando morar na Terrinha já sabe como orientar os familiares e amigos quanto a necessidade do ETIAS!

QUAIS PAÍSES PRECISAM SOLICITAR A EMISSÃO DO ETIAS PARA ENTRAR NOS ESPAÇO SCHENGEN?

Cidadãos de aproximadamente 60 países que estejam atualmente isentos de um visto de curta duração para viajar aos países do Tratado de Schengen precisarão solicitar uma autorização ETIAS. Este requisito será aplicável para países como BRASIL, Canadá, Austrália e os Estados Unidos.

COMO SOLICITAR?

Para solicitar o ETIAS, os viajantes precisarão completar um formulário de aplicação online. Este formulário incluirá perguntas sobre os detalhes pessoais do solicitante, informações do passaporte, informações de viagem (como o primeiro país Schengen que planeja visitar) e perguntas de segurança. Em seguida, os solicitantes precisarão pagar uma taxa de aplicação através de um método de pagamento online.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DO ETIAS?

Para solicitação da sua autorização ETIAS é necessário ter os seguintes documentos:

🛂 Passaporte brasileiro com validade de até 3 meses após a data da estadia.

📨 Endereço de e-mail para receber a aprovação do ETIAS. Fique de olho na sua caixa de e-mail e spam!

💳 Cartão de débito ou crédito para pagamento da taxa para emissão do ETIAS. Lembre-se: a tarifa para a solicitação do ETIAS é cobrada em euros.

QUAL O CUSTO?

A taxa para o Visto ETIAS será de 7 euros para os viajantes com mais de 18 anos. Para os viajantes com menos de 18 anos, a autorização será gratuita.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA EMISSÃO?

A autorização é enviada por e-mail e o tempo estimado para processamento da solicitação do ETIAS é de 48 a 72 horas.

Sendo assim, recomenda-se que a solicitação do ETIAS seja realizada com uma antecedência de 15 dias antes da data da viagem.

QUANDO ENTRA EM VIGOR?

Estima-se que o ETIAS entrará oficialmente em vigor em 2024. Segundo o site Schengen Visum espera-se que esteja operacional até maio/2024.

CONCLUSÃO

Agora que tem todas as informações necessárias sobre o ETIAS, é hora de se preparar para a sua próxima viagem à Europa!

E se você quer conhecer mais sobre os vistos, acesse nossa ferramenta agora! Afinal, a Odgo está aqui para te ajudar e deixar a sua viagem dos sonhos a apenas alguns cliques de distância!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *