Você vai morar na terrinha e quer saber como é o contrato de trabalho em Portugal? Os contratos do Brasil você já sabe de trás para frente, mas por aqui não sabe nem por onde começar? Então, que tal um panorama dos principais tipos de contratos que você tem aqui em Portugal?

PRINCIPAIS TIPOS DE CONTRATO DE TRABALHO EXISTENTES EM PORTUGAL

💼 Contrato de trabalho a termo certo

Este é um contrato feito para um período de tempo definitivo. Ideal pra quando o empregado é contratado para um projeto ou pra cobrir um funcionário que está de licença. Este contrato pode ser renovado caso a empresa tenha interesse em continuar, sendo possível renovar por até 3 vezes!

💼 Contrato de trabalho a termo incerto

Este é um contrato temporário, mas não tem data definida para terminar. Ou seja, o patrão precisa de alguém para terminar um serviço, mas não tem como saber quanto tempo vai demorar. Este contrato de trabalho pode durar de 6 meses até 3 anos.

💼 Contrato de trabalho sem termo

Esse contrato é o famoso “contrato fixo”. Portanto ele não tem data para acabar e dá mais estabilidade para o trabalhador. Além disso, esse é mais comum para funcionários que já passaram pelo período de experiência. E podemos dizer que esse é o tipo de contrato que se assemelha ao nosso CLT no Brasil.

💼 Contrato de trabalho de curta duração

É como um contrato relâmpago, para quando você precisa de alguém no curtíssimo prazo. Normalmente, com duração de 15 dias, mas pode ser prolongado até ao máximo de 70 dias por ano.

💼 Contrato de trabalho a tempo parcial

O trabalhador cumpre menos horas de trabalho por semana em comparação com um empregado a tempo integral. Ou seja, é um trabalho de meio período, que pode ser uma ótima opção, por exemplo, para quem quer conciliar trabalho e estudos.

💼 Trabalho temporário

Ideal pra quando a empresa precisa de uma força extra por um determinado período de tempo. Este tipo de contrato é feito através de uma empresa de trabalho temporário.

💼 Prestação de serviços

Basicamente, é quando você é contratado para prestar um serviço específico, mas sem vínculo empregatício, ou seja, você emitirá uma fatura para a empresa, mas é responsável por pagar os seus próprios impostos e beneficiários de segurança social.

Vale lembrar que todos os tipos de contrato podem ter período de experiência, com exceção ao de prestação de serviço.

Dessa forma, se você já decidiu seu contrato, que tal começar a busca por emprego? Comece dando uma olhada nos principais sites de emprego da terrinha

Agora que você já entendeu sobre os tipos de contrato de trabalho, não será mais nenhuma surpresa quando conseguir a sua vaga e escutar esses termos!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *