Se você está na dúvida sobre as diferenças entre a Conta Bancária Portuguesa e a Wise esse conteúdo vai te ajudar a conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

A WISE (anteriormente conhecida como TransferWise) e as contas bancárias portuguesas, como o Millennium BCP ou Novo Banco ou Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, representam dois aspectos distintos do sistema bancário globalizado em que vivemos atualmente. Vamos conversar mais sobre elas:

WISE: COMO FUNCIONA?

A Wise, é uma plataforma online para transferências de dinheiro internacionais que promete uma troca mais transparente e econômica.

Portanto, a Wise fornece aos usuários uma conta multimoeda, permitindo que eles mantenham e transacionem dinheiro em várias moedas diferentes simultaneamente, ou seja, você pode manter euros, dólares e libras esterlinas em uma única conta. Sendo assim, pode ser especialmente útil para viajantes frequentes, freelancers digitais e empresas que operam em nível internacional.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS EM TER A MINHA CONTA MULTIMOEDA NA WISE?

De antemão, vamos começar pelas vantagens em abrir a sua conta multimoeda:

💰 Economia: Com taxas de conversão transparentes e baixas taxas de transação, a Wise pode ser bem mais econômica.

💞 Flexibilidade: A Wise fornece uma conta multi-moeda flexível, permitindo transações em várias moedas.

🍱 Boa aceitação: A maioria dos comércios, restaurantes e lojas aceitam a Wise, portanto, não haverá dificuldade em usar o seu cartão nos estabelecimentos evitando que precise andar com dinheiro na carteira.

💳 Cartão na Wallet do celular ou cartão virtual: Você pode deixar o cartão da Wise na sua wallet do celular e pagar suas contas sem a necessidade de andar com o cartão físico. Além disso, você pode gerar cartões virtuais para compras online de forma gratuita!


Em contrapartida, a Wise também tem suas desvantagens. Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais:

🏧 Acesso físico: A Wise opera inteiramente online e não possui fisicamente agências bancárias para visitar ou ATMs próprios para sacar dinheiro.

💸 Saques: Você tem 2 saques com valor máximo de 200 euros no mês de forma gratuita. Passando desse valor ou da quantidade de saques você pagará uma taxa para ter seu dinheiro em mãos, ou seja, o valor cobrado é de 0,50€ + 1,75% sobre o valor que exceder 200€ mensais.

💼 Recebimento de Salário: De um modo geral, as empresas portuguesas não aceitam a Wise como conta para depósito de salário.

CONTA BANCÁRIA PORTUGUESA: COMO FUNCIONA?

Uma conta bancária em Portugal é muito semelhante a de muitos outros países da União Europeia ou até mesmo com as instituições que estamos acostumadas no Brasil, como Itaú ou Bradesco, por exemplo. Para abrir uma conta, seja você um cidadão português ou estrangeiro, deve-se dirigir a uma agência bancária com os documentos necessários, que normalmente incluem um documento de identificação ou passaporte, um comprovante de endereço e um comprovante de renda.

Uma vez aberta a conta, você receberá um cartão bancário que pode ser usado para fazer compras, levantar dinheiro e realizar pagamentos. A maioria das contas bancárias em Portugal também oferecem o serviço de homebanking, permitindo que você gerencie sua conta, faça transferências e pague faturas online.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS EM TER A MINHA CONTA BANCÁRIA PORTUGUESA?

Por outro lado, temos as contas bancárias portuguesas, que são contas tradicionais oferecidas por instituições bancárias estabelecidas no país. Sendo assim, ao abrir uma conta em um banco português, ganha-se acesso a uma variedade de serviços, que vão desde cheques e cartões de débito até crédito e hipotecas.

Primeiramente, vamos conhecer as vantagens de uma conta bancária portuguesa:

🌐 Serviço completo: bancos tradicionais podem oferecer uma ampla gama de produtos e serviços. Somando a esse ponto, sabemos que conforme você utiliza os serviços e aumenta o nível de relacionamento com o banco mais vantagem chegam até você.

🏧 Acesso físico: bancos portugueses têm agências físicas onde os clientes podem se direcionar pessoalmente e solicitar assistência e ATMs para sacar dinheiro de maneira conveniente.

💰 Contas em débito automático: Você poderá colocar suas contas gerais como luz, água, celular, intenet, entre outras, em débito automático e de forma gratuita.

💳 Transferências e MBWAY: Realizar transferências ou realizar o seu MBWAY (como se fosse nosso Pix no Brasil) de forma rápida, prática e gratuita!

Entretanto, existem algumas desvantagens de uma conta bancária portuguesa. Vamos conversar sobre alguma delas:

💸 Custos: os bancos tradicionais geralmente têm custos mais elevados em comparação com a Wise, principalmente quando se trata de transferências de dinheiro internacionais. Além disso, você terá uma cobrança de taxa de manutenção de conta mensalmente.

💶 Menos Flexível: Bancos tradicionais podem não ser tão flexíveis quanto a Wise para lidar com várias moedas e transferências internacionais de dinheiro. Fazer câmbio exige burocracia e gastos em relação a conversão.

🏦 Burocracia: Em instituições bancárias para transações ou solicitações ou aderência a serviços sempre há bastante burocracia atrelada aos processos, assim como acontece no Brasil.

CONCLUSÃO:

Dessa forma, a escolha entre uma conta Wise e uma conta bancária portuguesa depende em grande parte das necessidades individuais do cliente.

Se você precisa fazer com frequência transações internacionais e em múltiplas moedas, a Wise é provavelmente uma excelente solução. Para conhecer mais sobre a conta multimoeda, acesse aqui!

Por outro lado, se precisa de uma gama mais ampla de serviços bancários, e menos do foco em transações internacionais, um banco português tradicional será uma escolha mais adequada. Quer saber mais sobre as vantagens de ter uma conta bancária portuguesa, leia aqui!

E se você chegou a conclusão que ter as duas opções é uma grande vantagem, a Odgo pode te ajudar!!! Temos parceria com o Banco Millennium e com a Wise! 🥳 Sendo assim:

💰 Para abrir sua conta multimoeda na Wise, basta clicar aqui! É fácil, prático e gratuito!

🏦 Para abrir sua conta portuguesa no banco BCP Millennium, clique aqui e preencha o formulário para uma análise de elegibilidade!

Incrível como a Odgo sempre te ajuda e facilita o seu processo de imigração!!! Conte conosco!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *