Você está de mala pronta para Portugal e quer saber se pode dirigir no país com a CNH brasileira? Afinal, essa é uma dúvida importante e ninguém sabe te explicar ao certo como proceder. Então, continua com a gente que nós temos todas as informações para te ajudar nessa jornada.

OS BRASILEIROS ESTÃO AUTORIZADOS A DIRIGIR EM PORTUGAL?

Sim, brasileiros podem dirigir em Portugal! Todavia, como tudo na vida, existem algumas regras. Nesse caso, as regras variam de acordo com a condição de cada pessoa, ou seja, se virá como turista ou se será um residente no país.

É PERMITIDO DIRIGIR EM PORTUGAL COM A CNH BRASILEIRA COMO TURISTA?

Definitivamente sim! Se você estiver em Portugal como turista, pode dirigir com a sua CNH brasileira normalmente durante os primeiros 185 dias.

É PERMITIDO DIRIGIR EM PORTIGAL COM A CNH BRASILEIRA COMO RESIDENTE?

Sim, é possível! Após uma mudança no Código de Estrada, as carteiras de motoristas brasileiras são aceitas em Portugal, mesmo para aqueles que já possuem a autorização de residência.

Portanto, é possível dirigir em Portugal usando a CNH brasileira tranquilamente. Fique atento apenas a data de validade do seu documento, pois assim que estiver próximo de vencer será necessário solicitar a troca para a carteira de motorista portuguesa no Instituto e Mobilidade e dos Transportes (IMT).

É NECESSÁRIO TER O PID PARA DIRIGIR EM PORTUGAL?

Para dirigir em Portugal, o PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatório! Embora o PID tenha validade internacional e seja um documento reconhecido, Portugal não exige essa documentação para os brasileiros dirigirem no país.

Portanto, os brasileiros podem usar a CNH enquanto esse documento estiver na validade e dirigir tranquilamente pelo país. Após exceder o prazo de validade, é necessário a troca do documento pela carteira de motorista de Portugal.

QUAIS OS REQUISITOS PARA USAR A CNH BRASILEIRA EM PORTUGAL?

Afinal, sempre existem algumas regras. Portanto, fique de olho se a sua CNH se enquadra nos item abaixo para dirigir em Portugal:

✅ CNH brasileira dentro da validade

➡️ O condutor deve ter 18 anos para dirigir em Portugal

💡 O condutor deve ter menos de 60 anos para dirigir em Portugal. Nesse caso, você poderá solicitar a carteira de condução portuguesa, pois segundo o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) não existe uma idade limite para conduzir em Portugal

👮 A CNH brasileira não pode estar apreendida, suspensa ou cassada

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRANSFERIR MINHA CNH BRASILEIRA PARA PORTUGAL?

🪪 Autorização de residência

📃CNH brasileira

🏠 Comprovante de residência em Portugal

🥼 Atestado médico » o atestado pode ser feito por um médico do sistema público (SNS 24) ou por um médico da própria Escola de Condução em Portugal, conhecida como autoescola no Brasil.

COMO FAÇO PARA TRANSFERIR MINHA CNH BRASILEIRA PARA CARTEIRA DE CONDUÇÃO EM PORTUGAL?

Vamos te mostrar o passo a passo de como transferir a sua CNH brasileira para uma carteira de motorista portuguesa. Continua aqui:

📃 Preencha o formulário de troca de títulos estrangeiros no IMT. Basta clicar nesse link q baixar o seu!

🪪 Cópia da autorização de residência

🚗 Cópia da CNH brasileira

🧑‍⚕️ Atestado médico

🏡 Descreva a data que fixou residência em Portugal

💁 Escolha o local de atendimento (escolha o distrito que fará o atendimento)

📤 Envie o formulário

QUAL O CUSTO PARA SOLICITAR ESSE DOCUMENTO?

O valor para solicitar esse documento gira em torno de 30 euros.

Todavia, lembre-se que você pagará pelo atestado médico e os valores não são tabelado, ou seja, as escola de condução em Portugal podem aplicar seus próprios valores. No geral, para um atestado médico pode ser cobrado um valor de 10 a 50 euros pelo documento.


CONCLUSÃO

Como você pode ver, usar a sua CNH brasileira para dirigir em Portugal é totalmente possível! Além disso, trocar sua CNH brasileira pela carteira de condução portuguesa não é tarefa impossível!

Se você que saber mais sobre esse tema, basta acessar o site da Odgo, clicando aqui! Nós estamos aqui para simplificar os processos para você!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *