Você chegou e agora quer dicas de como economizar em Portugal já que está com seu suado dinheirinho na conta bancária 💳? Afinal, no início precisa economizar até tudo se estabelecer, sim?! Ou, ainda está no Brasil se preparando para chegar e já pensa “nossa, quero fazer as melhores escolhas pra poupar minhas economias 💸”! Mas como?

PODE DEIXAR COM A GENTE!😉

Confira essa lista das principais despesas que você tem em Portugal e guarde essas dicas que vão poupar MUITO seus euros 💰!

Como posso economizar em Portugal com moradia? 🏡

Consigo poupar as contas de casa? 💳 SIIIIIM

A ideia também é economizar em Portugal com as contas, certo? Portanto, confira:

Luz: Conheça a classificação energética da sua casa, isso pode poupar muito seu dinheiro. Conheça como funciona aqui.

Água: A conta de água em Portugal não sofreu grandes aumentos, por isso, os cuidados básicos são sempre indicados: não deixar nenhuma torneira ligada à toa. Outra coisa: a água da torneira de Portugal é potável, por isso, não há necessidade comprovada de comprar o famoso garrafão de água, a não ser, claro, que seja uma preferência sua.

Internet: Consulte as principais operadoras MEO, Vodafone e NOS e compare os preços dos planos conforme a sua necessidade. No Porto, existem muitos pontos de wi-fi free, se você passa boa parte do dia no trabalho ou em casa, seu plano de internet pode ser o mais básico!

Limpeza: O ideal é você fazer a própria limpeza da sua casa, mas caso você queira ou realmente precise desse serviço, o custo é de 6 a 8 euros a hora. Fique atento!

( ⚠ Lembrando que, quem arrenda um quarto, pode encontrar valores de arrendamento com esses gastos já inclusos.)

Alimentação 🛒Os segredos para comer bem e barato!

Supermercados: Você pode economizar razoavelmente pesquisando e comparando bastante os preços. Em geral temos os supermercados: Continente, Pingo Doce, Minipreço (portugueses), Lidl, Froiz e Mercadona. Em alguns deles vc vai perceber que os preços são melhores pra alguns artigos e pra outros não.

Marcas brancas: Uma dica valiosa é priorizar produtos de marcas brancas, ou seja, produzidos pelo próprio supermercado, o preço é melhor e a qualidade é tão boa quanto as outras.

Frutarias: E pra fechar com chave de ouro, uma dica de milhões: compre frutas e verduras nas frutarias. Portugal manteve a tradição desses pequenos comércios e você pode economizar bastante comprando neles.

Talhos/Açougues: Pra quem compra muita carne, vá aos talhos (açougues) como outra opção para comparar com os valores dos supermercados. Você pode se surpreender!

Roupas para o inverno. Compro no Brasil ou em Portugal? 🧣🧤

Lojas baratas e liquidação na Europa: Deixe para comprar suas roupas de inverno em Portugal. Em algumas lojas e marcas (Zara, Lefties, Primark), você encontra casacos de diversos tipos, meias, xales, botas, etc. por preços super acessíveis, principalmente no mês de Janeiro, quando ocorre uma liquidação de preços em toda a Europa😀😀.

Brechós: São outra ótima opção para roupas/calçados em perfeito estado, com destaque para a rede Humana Second Hand, que possui unidades em Lisboa e no Porto. Roupa de frio não vai levar muito do seu dinheiro, fique tranquilo!

Preciso gastar muito com transporte em Portugal? 🚊

**É importante lembrar: a segurança ajuda muito na economia, por isso, andar a pé é uma realidade que nos deparamos aqui e que poupa bastante nosso dindin quando a distância é curta.

Também quero me divertir (mas sem exagero) 😎

Passeios e caminhadas: Aaaah um bom lazer é super possível gastando pouco! Se você for uma pessoa que se contenta com belas paisagens e uma boa caminhada, Portugal é o lugar certo! Aqui há sempre praças e jardins para todo lado e pra todos os gostos!

Teatros, museus, apresentações artísticas: Procure esses equipamentos culturais na sua cidade, com certeza algum oferece uma programação gratuita pra você conhecer!

Praias: Ok, ok, aquele banho quentinho Portugal vai ficar te devendo, porém, as praias daqui são maravilhosas pra um bom pic-nic, jogar uma bolinha e reunir os amigos no verão!

Viagens: Viajar dentro do Portugal é super barato! Você consegue conhecer novas cidades fazendo aquele bate-volta e gastando quase nada, seja de auto-carro ou de comboio. Eu mesma já conheci diversas cidades assim, e, quando queria poupar, levava lanches na minha mochila só para apreciar a cidade e caminhar!

———

E você já está sabendo quanto gastaria com sua moradia, mercado ou até transporte em Portugal? Cada caso é muito particular, depende da cidade, estilo de vida e até quantidade de pessoas que vão morar junto com você. Pensando nisso, temos a ferramenta perfeita pra você planejar todas suas despesas da forma mais segura e confiável possível! Topa fazer um teste?

Corre lá na nossa ferramenta de planejamento financeiro🤑 e faça uma simulação para ter o controle financeiro da sua vida em Portugal de acordo com o seu perfil! Certeza que ela vai te ajudar bastante a migrar bem preparado $$$ !

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *