Já ouviu falar sobre estudo sanduíche? Se você busca aprimorar seus estudos e inserir uma pitada de aventura que só um intercâmbio pode proporcionar, então você está na página certa! Nós, da Odgo, vamos te mostrar como o famoso “estudo sanduíche” em Portugal pode ser o seu próximo passo. Fique com a gente e descubra como fazer parte da sua graduação ou pós-graduação em Portugal.

O estudo sanduíche nos remete a imagem de um lanche 🥪 mesmo, ou seja, estudo no Brasil (pão 🥖), faço parte dos estudos em Portugal (recheio 🥓) e retorno ao Brasil (pão 🥖). Portanto, a ideia é fazer parte dos estudos em Portugal e retornar para finalizar o estudo no Brasil.

Existem algumas dúvidas sobre esse assunto tanto a nível de graduação quanto para a pós graduação. Além disso, existem aqueles que querem iniciar o intercâmbio e finalizar os estudos em Portugal. Por isso, vamos entender um pouco desses cenários. Continua aqui:

FAÇO GRADUAÇÃO NO BRASIL, MAS GOSTARIA DE CONTINUAR OS ESTUDOS EM PORTUGAL! COMO FAZER?

Continuar seus estudos de graduação em Portugal pode parecer um desafio, mas é possível! Por isso, se liga nessas dicas:

Antes de mais nada, você precisa saber que algumas universidades portuguesas possuem acordos com instituições brasileiras para permitir a continuidade dos estudos. Nesses casos, o processo tende a ser mais simples. Com o acordo, geralmente há o reconhecimento dos créditos das disciplinas já cursadas e a integração à vida acadêmica em Portugal é facilitada.

Caso não exista um acordo entre a sua universidade e a instituição portuguesa desejada, não se preocupe. É possível fazer um estudo sanduíche por meio da candidatura como estudante internacional.

COMO FAZER PARTE DA MINHA GRADUAÇÃO DO BRASIL EM PORTUGAL?

Se a ideia é fazer um semestre ou dois de sua graduação em Portugal e retornar ao Brasil para finalizar seus estudos, fique tranquilo, pois essa opção também é super viável!

Para realizar uma parte da sua graduação em Portugal, uma das melhores opções é o programa de mobilidade estudantil. Esses programas são parcerias entre universidades brasileiras e portuguesas que possibilitam um período de estudos no exterior.

Que tal um passo a passo para saber por onde começar e o que você precisará para embarcar nessa jornada?

🎓 Entre em contato com a coordenação da sua graduação na universidade brasileira e pergunte sobre possibilidades de mobilidade internacional;
📃 Após decidir em qual universidade portuguesa você deseja estudar, veja quais documentos são necessários para a aplicação;
➡️ Prepare toda a documentação, que geralmente inclui histórico escolar, plano de estudos, prova de proficiência em português ou/e inglês e uma carta de motivação;
🤩 Feito isso, só resta enviar sua candidatura e torcer!

Que tal uma dica? Uma das bolsas de estudos para fazer um intercâmbio internacional durante a graduação é o Erasmus Mundus. Se quiser saber mais sobre ele, clique aqui.


COMO FAZER UM MESTRADO SANDUÍCHE EM PORTUGAL?

O mestrado sanduíche, assim como na graduação, permite que você realize um período do seu mestrado em uma universidade portuguesa. Ainda que seja uma experiência incrível, é preciso planejamento.

Confira os passos básicos para realizar seu sonho de mestrado sanduíche em Portugal:

🎓 Verifique se o seu programa de mestrado no Brasil permite a realização de um mestrado sanduíche no exterior;
🧑‍🎓 Em caso afirmativo, informe-se sobre possíveis parcerias com universidades portuguesas;
➡️ Verifique os requisitos da universidade portuguesa em que pretende estudar, pois cada uma pode ter suas peculiaridades;
📃 Prepare e providencie a documentação necessária;
🤩 Candidate-se à universidade portuguesa e aguarde a resposta deles.

Lembre-se que existem bolsas de estudos que podem te auxiliar nessa jornada! Alguns exemplos de bolsa de estudo de incentivo para intercâmbio internacional no Brasil, são CAPES e FAPESP . Normalmente, eles disponibilizam valores que vão cobrir alguns custos, como passagem aérea, por exemplo.

COMO FAZER UM DOUTORADO SANDUÍCHE EM PORTUGAL?

Assim como em outros níveis acadêmicos, o doutorado sanduíche oferece a oportunidade incrível de dividir o seu tempo de pesquisa entre o Brasil e Portugal.

Além da grande experiência internacional, você vai dar um grande salto na sua carreira acadêmica. Por isso, confira esse passo a passo para você dar início a esse sonho:

📘 Primeiramente, verifique se o seu programa de doutorado no Brasil possui parcerias com universidades em Portugal e se oferece a opção de um doutorado sanduíche;
➡️ Em caso afirmativo, obtenha todas as informações sobre os requisitos e o processo de candidatura;
📃 A maioria das universidades requer o plano de pesquisa, a prova de proficiência em português e/ou inglês, o histórico acadêmico e as cartas de recomendação. Organize todos esses documentos e se prepare para embarcar nessa jornada;
🤩 Por fim, deixe a universidade portuguesa saber por que você é o candidato ideal. Mostre suas habilidades, experiência e motivação. Estamos torcendo por você!

Verifique nas universidades, tanto no Brasil como em Portugal, se há alguma bolsa de estudos para realizar o doutorado sanduíche. Afinal, um auxílio é sempre bem-vindo!

CONCLUSÃO

Sabemos que fazer um intercâmbio acadêmico, seja graduação ou pós graduação, pode abrir um leque de oportunidades profissionais e também lhe dará a chance de conhecer cultura, pessoas e lugares incríveis.

Esperamos que, ao desvendar o estudo sanduíche, possamos facilitar sua jornada. Sabemos que questões de imigração e estudos no exterior podem parecer um quebra-cabeça, mas estamos aqui para ajudá-lo.

E se você quer conversar mais sobre o assunto e tirar todas as sua dúvidas sobre esse tema, basta enviar suas mensagens nos nossos grupos exclusivos de whatsapp!!! Agora, se você ainda não faz parte da nossa comunidade, não deixe de se cadastrar no nosso site, clicando aqui.

Encontre uma rede de apoio, obtenha informações valiosas e compartilhe suas experiências com a Odgo. Por aqui, você não está sozinho nesse processo. Estamos juntos no seu sonho de estudar em Portugal!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *