Vamos explorar o mundo dos investimentos em Portugal, tudo isso sem sair do conforto de nossa casa no Brasil! Entretanto, antes de começarmos, é necessário entender que investir em um outro país é uma decisão importante que requer o conhecimento adequado e um plano bem-estruturado. Por isso, vamos conhecer um pouco desse universo.

POR QUE VALE A PENA INVETIR EM PORTUGAL?

Existe uma série de razões pelas quais vale a pena investir em Portugal para brasileiros. Sendo assim, vamos explorar algumas delas:

🔐 Segurança e estabilidade: Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo e uma das nações mais pacíficas da Europa. Portanto, isso torna o ambiente propício para o investimento e o crescimento dos negócios.

📊 Crescimento Econômico: Nos anos recentes, Portugal experimentou um crescimento econômico notório, com um aumento no PIB de 1,4% em 2016 e uma projeção de 1,8% de aumento para os anos de 2017 e 2018. Sendo assim, demonstra que a economia está em uma trajetória de crescimento, abrindo oportunidades para investidores.

💶 Importância Econômica: Portugal valoriza a relevância dos investimentos para a economia do país. Sobretudo, para aqueles que planejam levar uma empresa ou negócio para Portugal, é importante mostrar que eles estão alinhados com os objetivos do país para impulsionar sua economia.

💰 Oportunidade de Investimento: Apesar da desvalorização do real e das dificuldades econômicas mundiais, a possibilidade de investir em Portugal ainda é viável e pode ser um bom negócio para os brasileiros.

🪙 Investimentos de baixo risco: Ainda que esses investimentos possam não oferecer a maior rentabilidade, investimentos de baixo risco em Portugal são mais seguros e portanto, podem garantir segurança para os investidores.

COMO TER SUCESSO NOS INVESTIMENTOS EM PORTUGAL?

Sabemos que para iniciar um investimento precisamos conhecer e entender o mercado português para que seja possível traçar um plano. Todavia, a composição da sua carteira de investimentos faz toda diferença para o sucesso! Dessa forma, diversificar o seu portifólio pode ser uma grande vantagem para excelentes resultados 🎒. Portanto, distribua seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos.

Por exemplo, imagine que você é um agricultor: não iria querer plantar apenas um tipo de cultura, certo? Se algo der errado com essa cultura (uma praga, por exemplo), você ficaria sem nada. O mesmo princípio se aplica aos investimentos! Portanto, vamos conhecer os tipos de investimentos que podem ser realizados:

💰 Ações: Compre títulos de diferentes empresas e setores.
🏠 Fundos imobiliários: Invista em propriedades que geram renda, como apartamentos para alugar ou escritórios comerciais.
🪙 Títulos públicos: Adquira títulos de dívida do governo, que prometem um retorno fixo após um período determinado.
🔐 Criptomoedas: Investir uma pequena parte do seu dinheiro em ativos digitais como Bitcoin ou Ethereum.
💶 Fundos de investimento: São uma espécie de comunhão de recursos de vários investidores, administrados por um gestor.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INVESTIR EM PORTUGAL?

As exigências podem variar dependendo do tipo de investimento. De um modo geral, os seguintes documentos podem ser necessários:

➡️ Passaporte: Um documento básico para qualquer transação internacional.

🏠 Comprovante de endereço: Isso ajuda a comprovar a sua residência atual no Brasil.

🏡 Comprovante de condições de alojamento: Para comprovar que você tem um local para ficar enquanto estiver em Portugal.

💰 Comprovante de meios de subsistência: Valores em conta corrente ou mesmo imposto de renda podem ser solicitados.

😎 Certificado de registo criminal: Esse certificado pode ser solicitado tanto do país de origem quanto do país onde a pessoa reside há mais de um ano.

QUE TAL UM PASSO A PASSO PARA AJUDAR NO SEU INVESTIMENTO?

Conheça os 4 passos para iniciar os seus investimentos com segurança e tranquilidade em Portugal:

🔍 PASSO 1: CONHEÇA O MERCADO DE INVESTIMENTOS EM PORTUGAL

Portugal tem sido um destino popular para investidores internacionais, graças à sua economia estável e ao ambiente favorável aos negócios. O país é conhecido por sua forte indústria de turismo, mas também tem setores em crescimento como tecnologia e energia verde.

🛑 PASSO 2: ENCONTRE A AJUDA QUE PRECISA

Existem diversas empresas especializadas em ajudar investidores a fazer o movimento correto.

A XTB e a DEGIRO são exemplos de plataformas de investimento que operam em Portugal e oferecem uma variedade de produtos financeiros. Importante sempre escolher plataformas regulamentadas pelas autoridades financeiras.

😎 PASSO 3: CONHEÇA OS REQUISITOS LEGAIS E FISCAIS

Antes de começar a investir, é vital familiarizar-se com as leis portuguesas sobre investimentos, bem como o sistema fiscal do país. Consulte um especialista em impostos ou advogado para aconselhamento detalhado.

🤑 PASSO 4: INICIE O INVESTIMENTO

Depois que a escolha da plataforma estiver feita e familiarizado com as leis locais, é hora de começar a investir! Sempre sugerimos começar pequeno, enquanto aumenta o seu conhecimento e experiência.

COMO TRANSFERIR DINHEIRO PARA FAZER MEU INVESTIMENTO EM PORTUGAL?

Isso é fácil!!! A Odgo consegue te ajudar a resolver esse ponto de forma rápida, prática e segura! A Remessa Online é parceira Odgo e para fazer sua transferência internacional, basta clicar aqui e realizar sua transação para iniciar seus investimentos em terras lusas!

CONCLUSÃO

Por fim, falando numa língua mais realista, lembre-se, os investimentos podem ser uma ótima maneira de expandir seus horizontes financeiros, mas eles também possuem riscos. Então, é preciso sempre ter em mente que se deve investir seguro, com base em estudos e, se possível, com o apoio de profissionais da área.

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *