Decidiu que vai morar em terrinha e não sabe por onde começar? Calma que separamos um pacote iniciante que foi feito diretamente de quem já viveu essa aventura para você desbravar e saber exatamente por onde começar para migrar para Portugal, Então, vamos lá?

Comece por aqui: Hora de planejar!

Trace o seu objetivo de migração

Por que Portugal? Estudos? Trabalho? Amor? Tá na hora de descobrir o verdadeiro motivo pra sair do Brasil e encarar uma nova vida, uma vez que esse passo é fundamental para definir documentação, a cidade que vai estabelecer morada, planejamento financeiro e muito mais!

Planejamento financeiro

Se liga: imigrar é um investimento. Por isso, antes de fazer as malas, planeje bem sua vida financeira, economize uma graninha, faça um orçamento e pesquise sobre o custo de vida no país. Aqui na Odgo você pode fazer seu planejamento baseado no seu estilo de vida e sair com uma simulação do seu custo de vida, quanto levar para Portugal e quanto vai investir ainda no Brasil.

Pesquisar sobre as cidades

Portugal vai muito além de Lisboa e Porto, viu? Portanto, faça uma busca das cidades e veja qual o melhor lugar pra chamar de lar. Você pode começar considerando o clima e o custo de vida em cada cidade para a sua decisão. Por exemplo:

ClimaCidadeCusto de vida
QuenteLisboaAlto Custo
QuenteFaroMédio Custo
QuenteAveiroMédio Custo
QuenteAlbufeiraMédio Custo
QuenteBragançaBaixo Custo
QuenteÉvoraBaixo Custo
FrioPortoAlto Custo
FrioFigueira da FozMédio Custo
FrioPóvoa de VarzimMédio Custo
FrioViseuMédio Custo
FrioGuardaBaixo Custo
FrioCovilhãBaixo Custo

Lembre-se de que o custo de vida pode variar dependendo do estilo de vida individual e das escolhas pessoais, portanto confera seu custo de vida aproximado gratuitamente aqui na ferramenta de planejamento financeiro!

MÃOS À OBRA – Colocar o plano em ação!

Documentos gerais

Pensando na confusão que é essa parte de documentos, fizemos para você o checklist de documentação que você precisava para migrar. Dessa forma, veja aqui o que é preciso para migrar bem preparado e não ser pego de surpresa.

Vai estudar?

Encontre a instituição de ensino que te interessa e inicie o processo de matrícula, pois cada lugar tem seu método próprio. Lembre-se que o período letivo na Europa começa em Setembro, por isso, inicie sua procura com antecedência! A declaração de matrícula é essencial para comprovar sua entrada no país (sem visto-prévio) ou pra emissão de visto.

Solicitação de NIF

O NIF (Número de Identificação Fiscal) é como o nosso CPF no Brasil e você vai precisar dele para iniciar sua vida em Portugal e dar entrada em todos os seus outros documentos seguintes.

Existem duas possibilidade: emitir ele em Portugal, através de um representante fiscal, ou mesmo JÁ NO BRASIL! Isso mesmo! Aqui nesse link você encontra um passo-a-passo como providenciar, mas se você quiser já migrar tranquilo, com NIF em mãos, nós da Odgo já podemos resolver isso pra você, fique por dentro de tudo aqui .

Transferência bancária + Abertura de conta portuguesa

Ter uma conta internacional é fundamental para migrar, mas ter uma conta bancária PORTUGUESA é ainda mais importante pra você receber, por exemplo, seu salário português e praticar demais outras atividades financeiras em Portugal.

Mas como posso fazer isso? Primeiro escolha a empresa que você vai usar para transferir seu dinheiro e depois escolha o seu banco português. Para isso, a gente tem duas ótimas sugestões que irão resolver essa etapa pra você com nossos parceiros Remessa Online e Millenium.

Moradia

Essa é umas das tarefas mais desafiadoras do planejamento de migração. Você pode providenciar algo temporário como airbnb, hostel ou até caso de amigos (se tiver) para procurar pessoalmente sua morada fixa, ou já chegar em Portugal com sua casa garantida. Para isso, separamos 3 conteúdos para você desbravar e encontrar seu lar ideal na terrinha:

Passagem Aérea

Hora de comprar a passagem! Com o visto já encaminhado, pesquise as melhores ofertas e opções de voos. VEJA DICAS DE COMO ECONOMIZAR NA PASSAGEM AQUI.

Check-up (saúde)

Isso pouca gente te conta! Realizar um check-up antes de migrar é uma dica valiosa pra você se sentir seguro com sua saúde, até você receber seu número de utente (nº de saúde português). Faça todos os exames possíveis no Brasil, principalmente revisão dentária. Outra dica complementar é levar alguns remédios que não são vendidos na terrinha, como dipirona, neosoro, neosaldina e outros. Saiba como levar sua medicação aqui: https://odgo.com.br/saude-como-migrar-com-sua-medicacao-para-portugal/

E aí, curtiu? A Odgo tá sempre por aqui pra ajudar no que precisar. Agora é só seguir os passos, e aterrissar nessa nova vida em terras portuguesas. Vamo que vamo? 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *