Escolher o visto está entre uma das tarefas primordiais e talvez a mais importante para fazer quando se decide migrar. São muitas informações, detalhes e documentações que você precisa estar atento para evitar um vai-e-vem de procedimentos, além de garantir que seu processo seja aprovado. Por isso, nesse post você vai conhecer os vistos para brasileiros entrarem em Portugal e assim dar o start no seu planejamento.

Vamos lá porque o assunto é longo!

INDICE:

Preciso de um visto para Portugal?

Que tipos de visto existem?

Como posso solicitar um visto

Quanto custa um visto?

Preciso de um visto para Portugal?

Primeiramente, essa é uma pergunta comum entre nós brasileiros. Mas em geral, se você planeja visitar Portugal por até 90 dias, não precisa de um visto. Isso é o que chamamos de “estadia de curta duração”, ou seja, turismo. Mas se a sua ideia é fixar moradia e recomeçar sua vida em terras lusitanas por mais de 3 meses, então “sim”, vai precisar de um visto.

Que tipos de vistos existem?

Portugal oferece diferentes tipos de vistos para brasileiros e eles se dividem em duas principais categorias: visto temporário e visto de residência. Então, vamos entender melhor cada um deles!

1. Vistos de estada temporária:

Os vistos de estada temporária são permissões que permitem a um cidadão estrangeiro entrar e permanecer em um país especificado por um período de tempo limitado. Em Portugal, por exemplo, esse tipo de visto é designado para aqueles que indicam um objetivo específico para a sua estada.

Eles são válidos por um período inferior a um ano e para múltiplas entradas no território nacional. Além disso, uma nova tipologia de visto permite que cidadãos estrangeiros viajem para Portugal com o propósito de procurar trabalho. Há também um visto de estada temporária especificamente para aqueles que desejam exercer uma profissão, seja ela subordinada ou independente, em caráter temporário.

O visto de estada temporária é geralmente válido por quatro meses e a decisão sobre o pedido de visto é tomada num prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação do mesmo.

Confira vagas de emprego aqui!

São 11 (onze) os tipos de visto de estada temporária:


2. Vistos de Residência:

Os vistos de residência são autorizações que permitem ao seu titular a entrada em Portugal com o objetivo de solicitar uma residência por mais de um ano. Estes vistos habilitam o titular a permanecer no país por um período específico, por exemplo, por cerca de 4 meses em Portugal, durante o qual os titulares podem solicitar uma autorização de residência. Em geral, o tempo de decisão para a aprovação do visto de residência é de cerca de 60 dias. Portanto, planeje-se!

Os vistos de residência podem ser concedidos de acordo com o propósito da estadia, como estudo, trabalho, tratamento médico, etc, e também dependem do motivo pelo qual o imigrante deseja residir no destino. Além disso, é sempre importante ressaltar que é preciso comprovar meios de subsistência em cada um deles.

Uma vez que o visto tenha validade de 3 a 4 meses, após a chegada ao país pretendido, o titular do visto deve aplicar para uma autorização de residência, que é um status diferente e permite uma estadia mais longa, ou seja, em breve tornando-o um residente!

São 9 (nove) os tipos de vistos de residência:

Visto de Residência para exercício de atividade profissional subordinada
Visto de Residência para o exercício de atividade profissional independente ou para emigrantes empreendedores e Start up visas
Visto de Residência para atividade docente, altamente qualificada ou cultural e atividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado
Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado
Visto de Residência para efeitos de reagrupamento familiar
Visto de Residência para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos
Visto de Residência para acompanhamento familiar de requerente de visto de residência
Visto de Residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota – “nômades digitais”
Visto de Residência – Procura de Trabalho – até 120 dias


Como conseguir um visto para Portugal?

O processo de solicitação de visto pode parecer desafiador no início, mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Sendo assim, você precisará preencher um formulário localizado no site da VFS, apresentar os documentos pertinentes e pagar a taxa exigida. Lembre-se de que o processo pode demorar um pouco, então é melhor começar cedo.

Lá vai uma dica amigável da Odgo: verifique sempre a validade do seu passaporte antes de solicitar o visto. Ele precisa estar válido por pelo menos 3 meses após o término da validade do visto que você está solicitando.

Quanto custa um visto? Consulte aqui:

Taxa para visto de estada temporária

Taxa para visto de residência

Então, temos um guia rápido e útil sobre o que todo brasileiro precisa saber ao solicitar um visto para Portugal, mas se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco, pois estamos aqui para tornar a sua experiência de imigração mais tranquila possível.

Oi, meu nome é Aby! Sou de Fortaleza-Ceará, jornalista, 34 anos e migrei para Portugal em Outubro de 2021. Escolhi a cidade do Porto pra ser meu novo lar e venho reconstruindo uma vida totalmente do zero desde então. De lá pra cá foi muita documentação para entender, adaptação ao frio, aos costumes e cultura, um novo vocabulário, saudade da família e uma rede de novos amigos que me abraçou. Faço parte do time da Odgo e agora quero ajudar e apoiar pessoas que, assim como eu, desejam viver a experiência de morar em Portugal. Migrar é transformador, ser imigrante é desafiante, por isso espero colaborar com você nessa grande jornada também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *