Como trazer minha medicação para Portugal? Quando o assunto é imigrar temos que pensar em muitos detalhes e de repente nos deparamos com algumas questões: será que posso levar os remédios que eu uso ocasionalmente? E o que eu faço com os remédios de uso contínuo? Tem algum documento que preciso levar? Vamos conversar sobre isso hoje. Então, pega essas dicas:

Vale lembrar que cada país possui suas regras quando o assunto é medicação, por isso fique atento!

💊REMÉDIOS CONVENCIONAIS

São remédios que não exigem receita, aqueles remédios que tomamos quando estamos com uma dor de cabeça ou desconforto no estômago, por exemplo! Nos países europeus, incluindo Portugal, um viajante pode levar consigo medicação para, no máximo, 03 meses! Portanto, não exagere na quantidade para não ser questionado!

💊REMÉDIOS CONTROLADOS OU DE USO CONTÍNUO

Nesses casos é fundamental levar a receita e o relatório médico explicando os motivos do uso. Lembre-se: esses documentos devem ter data próxima da viagem, devem ser carimbados e apresentar a descrição do CID.

👉O que é CID? International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (CID) é um código internacional que classifica as doenças, com base em uma série de sintomas e queixas. Não se preocupe, seu médico já está habituado com isso!

💊REMÉDIO LÍQUIDO E BAGAGEM DE MÃO

Sabemos da regra que conteúdos maiores de 100ml não podem estar na mala de mão e isso também vale para medicação, com exceção dos remédios controlados e de uso contínuo, mas para isso você deve ter a receita e o laudo médico em seu nome para se isentar dessa restrição.

💊REMÉDIO NA BAGAGEM DESPACHADA

Preciso levar minha medicação, mas não tenho a receita e o relatório, portanto, vou despachar a medicação na mala…resolvido!!!! QUE PROBLEMÃO! Primeiro que a mala pode sofrer alguma fiscalização e você perder aquele remédio de uso contínuo caso não tenha como provar o porque está levando com você OU sua mala pode ser extraviada e adeus remédios e tratamento!

💉INSULINA OU REMÉDIO INJETÁVEL

Prescrição médica e receita é fundamental, além disso, as agulhas devem estar em embalagens lacradas e devem ser apresentadas ao fiscal de segurança no momento do embarque. IMPORTANTE: insulina ou materiais biológicos transportados em isopor ou bolsa térmica não poderão ser acomodados nas geladeiras da aeronave!

📲ENTRE EM CONTATO COM A COMPANHIA AÉREA

Lembre-se de entrar em contato com sua companhia aérea para comunicar o uso de remédio controlado e obter maiores orientações. Existem companhias aéreas que solicitam o preenchimento de um formulário específico pelo seu médico e você precisa de tempo para se organizar.

E em relação a documentos, quais devo levar?

Já dizia a avó: antes prevenir do que remediar! Existem alguns documentos que você pode e DEVE trazer para chegar em Portugal mais preparado e tranquilo.

⚫️PTBR3 ou PB4 ou CDAM

Esse documento permite que você utilize o sistema de saúde pagando taxas moderadoras, ou seja, valores baixos como se fosse um cidadão português. Você lê tudo sobre ele aqui: https://odgo.com.br/ja-ouviu-falar-no-pb4-entenda-tudo-sobre-ele/

⚫️SEGURO VIAGEM

Realizar um seguro viagem é recomendado, pois diferente do PTBR3 ele proporciona outras coberturas como: atraso de voo, dano ou extravio de bagagem (dano, extravio), assistência jurídica, entre outras coisas.

⚫️CARTEIRA DE VACINAÇÃO

Não deixe de trazer sua carteira de vacinas, caso contrário, quando chegar aqui não haverá nenhum registro e você terá que se vacinar novamente! Isso mesmo que você leu, começar do zero, como se nunca tivesse se vacinado na vida!

⚫️CHECK UP GERAL

Que tal antes de embarcar realizar aqueles exames anuais, incluindo uma visita ao dentista? Venha com tudo pronto! Isso te dará um fôlego até organizar sua vida por aqui! Até porque pode demorar um tempo para você conseguir um médico da família em Portugal! Ahhhh claro, se você fez algum procedimento cirúrgico ou faz tratamentos específicos traga TUDO com você (exames, vídeos, etc). Lembre-se seu acompanhamento médico passará a ser em Portugal e isso significa que seu futuro médico precisa do seu histórico!

⚫️SISTEMA PARTICULAR

Assim como no Brasil, existem convênios particulares. Normalmente, você paga uma coparticipação quando realiza alguma consulta/ procedimento. A grande diferença é que no sistema público quando há necessidade de um especialista, você precisará de um encaminhamento, mas no caso do particular você mesmo para agendar essa consulta! Aqui em Portugal você consegue um seguro saúde por cerca de 25 euros por mês.

ENCONTRO TODAS AS MEDICAÇÕES EM PORTUGAL COMO NO BRASIL?

Os nomes dos medicamentos do Brasil nem sempre são iguais aos medicamentos vendidos em Portugal, por isso vale descobrir o nome da substância, por exemplo, buscopan a substância é o ibuprofeno, voltaren a substância é o diclofenaco, etc. Lembre-se de ficar de olho nas miligramas de cada medicação para não tomar mais ou menos! E não se espante, pois alguns medicamentos você não vai encontrar por aqui, como é o caso da dipirona!

Assim como no Brasil, existem algumas medicações que são gratuitas em Portugal que abrange todos os utentes do SNS (Serviço Nacional de Saúde)l. Na lista do Infarmed constam mais de 1090 medicamentos de marca ou genéricos gratuitos. Dá uma olhada aqui!

🚨QUE TAL MONTAR SEU KIT DE PRIMEIROS SOCORROS?🆘

Chegar com algumas coisas é importante, nunca se sabe o que pode acontecer e você ainda estará se adaptando a tudo. Por isso, preparamos um check list das coisas básicas que você pode trazer na mala que vão te salvar por aqui naquele aperto imediato:

E se você quiser entender mais como funciona o sistema de saúde em Portugal, confere a dica que a Aby deu nesse post aqui embaixo!!!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *