Quer saber mais sobre a profissão de cuidador de idosos em Portugal? Neste conteúdo, vou responder todas as tuas perguntas e tirar suas dúvidas para você se preparar!

Antes de tudo, sabemos que com o aumento da expectativa de vida, cresce também a necessidade de profissionais qualificados para cuidar da terceira idade. Em Portugal, essa tendência não é diferente. A profissão de cuidador de idosos é incrivelmente gratificante e faz uma grande diferença na vida das pessoas! Por isso, vamos conhecer mais! 😊

COMO TRABALHAR COMO CUIDADOR DE IDOSOS EM PORTUGAL?

Para trabalhar como cuidador de idosos em Portugal alguns passos são importantes:

🎓 Formação: Ter cursos na área é um grande diferencial! Portanto, pesquise por cursos e capacitações que foquem no cuidado com os idosos e suas necessidades específicas.

💞 Experiência: Comece com estágios ou trabalhos voluntários para ganhar experiência e deixar o currículo bem bacana.

🧑‍💻 Procure vagas: Fique de olho nas ofertas de emprego e nas oportunidades em lares de idosos, residências particulares ou em centros de dia.

📌 Prepare-se: A missão de cuidar de idosos pode ser desafiadora, mas também super gratificante. Mantenha-se informado, perseverante e tenha paixão pelo que faz. 🚀

TEM CAMPO DE TRABALHO PARA CUIDADOR DE IDOSOS EM PORTUGAL?

Sim! Não há dados estatísticos sobre o crescimento dessa profissão, mas é possível encontrar dezenas de vagas nos sites de buscas de emprego para cuidador de idosos. Você já pode iniciar sua busca com ajuda da Odgo aqui!

Além disso, devemos lembrar que Portugal está entre os cinco países do mundo com a maior população de idosos. O país estima que em 2030 terá um aumento significativo de moradores acima dos 65 anos!

Atualmente, a população idosa em Portugal representa cerca de 17,3% da população total, uma porcentagem que está aumentando em relação a anos anteriores. Em 2050, por exemplo, espera-se que essa população represente 30% do total.

Dessa forma, vemos que a profissão de cuidador de idosos tem e terá bastante demanda no país e as perspectivas só aumentam

EXISTE CURSO PARA CUIDADOS DE IDOSOS EM PORTUGAL?

Claro que sim! Para quem deseja se capacitar como cuidador de idosos tem vários cursos na área, afinal, se especializar faz você sair na frente!

Algumas instituições oferecem cursos especializados, como por exemplo, a Cruz Vermelha Portuguesa, Master D e a Cognos. Todos eles voltados para a área dos cuidados e geriatria.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de auxiliar em geriatria que a instituição Master D oferece. Eles apresentam um método de ensino bem prático e te preparam pra oferecer aquele cuidado para os idosos. Segue então, alguns dos tópicos abordados nesse curso:

👵Prestação de cuidados básicos e específicos: Aqui você vai aprender sobre higiene, alimentação, exercícios físicos e tudo que envolve o bem-estar dos idosos.

🧓Envelhecimento: Conhecer o processo de envelhecimento é essencial para saber como lidar com as necessidades dos mais velhos. 🧠

👵Doenças mais comuns na terceira idade: Infelizmente, com o tempo, surgem algumas doenças e você vai aprender a lidar com elas e a entender as melhores maneiras de prevenção e tratamento. 🏥

🧓 Avaliação geriátrica e acompanhamento: Neste módulo, você vai aprender a fazer uma avaliação bem completa para identificar e acompanhar as mudanças e necessidades de cada um. 🤗

Por fim, para se inscrever é super fácil! É só entrar no site da Master D e buscar pelo curso em Geriatria. É simples e prático, do jeito que a gente gosta! 😉

BRASILEIROS PODEM TRABALHAR COMO CUIDADOR DE IDOSOS EM PORTUGAL?

Sim, desde que estejam legalizados no país. Os contratos acontecem via empresas, lares de idosos ou como prestação de serviços.

Além disso, para exercer essa profissão deve-se saber os cuidados básicos da saúde de um idoso e ficar atento a alimentação, hidratação e horários das medicações. Em alguns casos, o cuidador de idosos precisará limpar e cozinhar.

QUAL O SALÁRIO MÉDIO DOS CUIDADORES DE IDOSOS EM PORTUGAL?

O salário médio de um cuidador de idosos em Portugal vai depender de vários fatores, como: experiência, qualificação e o tipo de carga horária. Mas em geral, você pode esperar um salário médio entre 600€ a 1.300€ por mês.

Com todas essas informações, podemos ver que há um crescimento expressivo no envelhecimento da população em Portugal e a crescente demanda por serviços e profissionais voltados para os idosos.

Agora você já está pronto para atuar como cuidador de idosos em Portugal! Espero que as dicas e informações tenham sido úteis. Boa sorte e sucesso nessa jornada!

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *