Você é motorista no Brasil e quer saber como trabalhar em Portugal? Primeiramente, você precisa saber que para ser motorista em Portugal, você precisará cumprir alguns requisitos. Não basta vir e começar a dirigir! Então, continue aqui porque vamos falar hoje sobre alguns pontos importantes que você precisa saber:

📌 Idade

Para dirigir veículos das categorias C1, C1E, C e CE (como caminhões), você deve ter pelo menos 18 anos. E para veículos das categorias D1, D1E, D e DE (como ônibus), a idade mínima é de 21 anos.

📌 Habilitação de Motorista

Você precisa ter uma habilitação válida para a condução de veículos. Por isso, para obter uma carteira de motorista para veículos leves, você precisa ser um residente legal em Portugal, ter mais de 18 anos e viver na terrinha por pelo menos 185 dias.

📌 Formação Contínua

Em Portugal, os motoristas são obrigados a fazer cursos de formação contínua a cada 5 anos.

📌 Registro online (para trabalhar como motorista de aplicativo):

Se você planeja trabalhar como motorista de aplicativo, o primeiro passo é se registrar online. Dessa forma, é necessário ter um endereço de e-mail e um smartphone.

O QUE PRECISO PARA DIRIGIR CAMINHÃO EM PORTUGAL?

Para trabalhar como caminhoneiro em Portugal é necessário cumprir certos pré-requisitos e obter algumas certificações. Então, veja abaixo os principais requisitos:

O QUE PRECISO PARA DIRIGIR ÔNIBUS EM PORTUGAL?

Para trabalhar como motorista de ônibus em Portugal é necessário cumprir alguns requisitos. Logo, aqui estão os principais:

Dessa forma, como você viu, o processo para obtenção da habilitação pode variar dependendo do tipo de veículo que você deseja conduzir. Dessa forma, é aconselhável verificar as diretrizes mais recentes no site oficial do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) ou no portal ePortugal.

Sou de São Paulo, luso-brasileira, 37 anos, fonoaudióloga, mestre em comunicação e faço parte do time da Odgo! Imigrei com minha família (esposo, baby e dog) em março/2023 e escolhemos Aveiro como nosso novo lar! Apaixonada por explorar novos lugares, tenho a meta de conhecer 50 países até meus 50 anos e atualmente conheço 23! Quero que se apaixone pela vida em Portugal e imigre também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *