Você já considerou estudar em Portugal? Ok, mas não queremos que você mergulhe de cabeça sem um colete salva-vidas! Por isso, neste post, vamos conhecer os benefícios de ingressar em uma universidade em Portugal, além de compartilhar as fases fundamentais do processo seletivo para ser universitário em uma instituição. Então, acomode-se e vamos juntos explorar esta nova oportunidade de enriquecer o seu futuro acadêmico.

👩🏾‍🎓Como é o Ensino Superior em Portugal?

O ensino superior em Portugal é dividido em dois principais subsistemas: o universitário e o politécnico. Instituições públicas e privadas autônomas, como universidades, institutos universitários, institutos politécnicos e outras instituições de ensino superior oferecem esse nível de ensino.

Nos últimos anos, o sistema de ensino superior português tem passado por uma profunda reforma, em consonância com a estratégia europeia de modernização do ensino superior que promove a economia e sociedade baseada no conhecimento.

Por isso, estudantes de várias partes do mundo gravitam em direção a uma universidade em Portugal para aproveitar a alta qualidade de vida e as taxas de matrícula acessíveis. As ofertas educacionais variam desde programas de graduação, programas de pós-graduação especializados, mestrados e doutorados.

Conheça o Diretório Geral de Ensino Superior de Portugal.

🔎Pesquise por Cursos e Universidades

É muito importante pesquisar sobre as universidades e os cursos que você está interessado. Existem várias instituições excelentes em Portugal – você só precisa achar a que é a sua cara! Vamos sugerir aqui as mais populares:

Com base em várias fontes, estas são algumas das universidades mais populares de Portugal, confira:

Por favor, note que a popularidade de uma universidade pode variar dependendo do campo de estudo. Assim, é aconselhável investigar mais profundamente com base nas suas preferências e interesses.

📑Prepare e envie a Candidatura

Depois de escolher o curso e a universidade, é hora de preparar a candidatura. Neste ponto, é necessário se certificar de que tem todos os documentos necessários – como diplomas, histórico escolar e comprovação de proficiência em idiomas, se for o caso. Cada universidade tem diferentes requisitos, então é crucial verificar todas as informações com antecedência. Dessa forma, comece juntando os papéis com antecedência e não deixe para a última hora, beleza?

🗣Entrevista

Algumas universidades podem exigir um passo adicional – a entrevista. Não se preocupe se você for chamado para uma, é normal, tá? Eles só querem conhecer você melhor e ter certeza de que o curso é um bom ajuste para o que você procura. Fique tranquilo, preste atenção nas perguntas e lembre-se: é uma oportunidade de você também conhecer melhor a universidade!

📩Resposta da Universidade

A última (e talvez a mais angustiante) fase é esperar pela resposta da universidade. Este é o momento de dar aquela respirada profunda e ter paciência. Pois, afinal, como dizem, “quem espera sempre alcança”!

Agora partiu visto!! Conheça tudo sobre o visto D4!

💰Mensalidades (propinas)

O pagamento de mensalidades, também conhecido como propinas, para universidades portuguesas pode variar dependendo da instituição. Geralmente, o pagamento é feito anualmente e pode ser parcelado em várias prestações mensais. Por exemplo, na Universidade de Aveiro, o pagamento da anuidade pode ser feito na totalidade ou de forma parcelada em 10 prestações, a serem pagas entre os meses de setembro e junho.

Na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, os alunos a tempo integral estão obrigados ao pagamento da propina anual de €697,00, a pagar em dez prestações mensais de €69,70, iniciando em setembro e terminando em junho do ano letivo. Já na Universidade de Coimbra, o valor da propina pode ser pago em 10 mensalidades, conforme mencionado no site da instituição.

É importante ressaltar que as condições de pagamento podem variar entre as instituições e conforme o tipo de programa de estudo, por isso é aconselhável verificar diretamente com a universidade de interesse.

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos!

A jornada para estudar em Portugal pode parecer complicada, mas com preparo e um pouco de paciência você vai ver que pode ser muito gratificante. Lembre-se que a Odgo está aqui para o ajudar em cada etapa do caminho. Esperamos que este post tenha ajudado a entender melhor sobre o processo seletivo para universidades em Portugal. Uma curiosidade, vc sabia que é possível aproveitar a nota do ENEM para ingressar em uma universidade portuguesa? SURPRESA!! Clique no link abaixo e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *