Para quem vem sozinho ou mesmo em dupla/casal para Portugal, a alternativa de arrendar um quarto pode ser a mais econômica logo no começo, por isso muito procurada. Porém, essa solução também vem cheia de desafios para quem nunca dividiu uma casa ou apartamento em outro país. Vou trazer aqui pra vocês algumas dicas (que eu também vivi) que podem ajudar bastante você a ter uma boa experiência de morada em grupo. Bora lá? 😍

Fique atento a alguns detalhes importantes ao arrendar um quarto:

1 – Ao procurar um quarto, perceba se o senhorio/a (proprietário) reside também no imóvel, isso pode fazer uma grande diferença no convívio diário. Muitas vezes é possível encontrar alguém que tem um sentimento de posse sobre o lugar e isso gerar certos desconfortos.

2 – Pergunte sobre as regras da casa: Posso levar visitas? Limpeza da casa? Tiragem de lixo? Horário limite de barulho? Uso da cozinha? Todas essas informações são fundamentais para você não ter surpresas mais à frente.

3 – Ao visitar o quarto, procure conhecer a rotina dos seus colegas de apto ou casa. São estudantes? São pessoas que trabalham e estudam? Ou que por algum motivo passam o dia dentro de casa? Isso vai te dar uma noção sobre horários em que provavelmente você terá que dividir as áreas comuns com seus colegas.

4 – É muito possível compartilhar a casa de banho (banheiro) com outro/s moradores, por isso, indico sempre conversar com essa/s pessoa/s e combinar acordos sobre limpeza/utensílios e horários de banho, para o cultivo de uma boa relação.

5 – Pergunte ao senhorio também sobre possíveis pequenos consertos que sejam necessários em caso de algum problema estrutural como, infiltração, goteiras, porta quebrada, e outros. É no inverno que esses problemas costumam se revelar.

6 – Se a sua casa/apartamento não possui máquina de lavar ou lugar para secar, já separe uma parte do seu orçamento para usar o serviço de lavanderias. Isso é super comum por aqui, então não se preocupe, há várias lavanderias espalhadas pelas cidades com preços super acessíveis.

7 – Na maioria das vezes seus vizinhos serão bastante idosos, por isso, tenha cuidado ao chegar tarde em casa com barulhos, conversas e batidas de porta. O respeito ao silêncio é fundamental para evitar reclamações e queixas.

8 – Muitos senhorios ainda preferem o pagamento do arrendamento em espécie (ou numerário, como falam aqui) por isso, programe-se para sacar (levantar) esse valor nos caixas eletrônicos espalhados pela cidade.

9 – Há quartos que só aceitam homens ou apenas mulheres. Se você vem em casal, pode enfrentar um pouco mais de dificuldade para encontrar um lugar que seja misto, mas não é impossível! Lembrando que quartos para duplas/casais são mais caros, pois são maiores e claro, por ser duas pessoas ocupando aquele espaço.

10 – Em muitos casos, seus colegas de casa poderão ser estrangeiros, aqui há muitos espanhóis, franceses, indianos, marroquinos… Além de uma cultura diferente da nossa, estabelecer um diálogo em inglês com eles deve surgir em algum momento. Fique tranquilo e aproveite a oportunidade para praticar o idioma!

Conclusão

Sabemos que a busca pela moradia ideal pode ser difícil. Mas aqui na Odgo queremos te ajudar a facilitar ainda mais sua jornada! Conheça nossos parceiros que podem te ajudar a arrendar um quarto ideal para você de acordo com o seu objetivo!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *