Confira 10 dicas que tirei do fundo baú para ajudar você a não marcar bobeira nem nos mínimos detalhes do seu planejamento geral de migração. Anota tudo e bora botar em prática!

  1. 🍁Entender sobre as estações do ano – Todo país europeu muda completamente seu modo de vida baseado no clima 🌡️: turismo; emprego; período letivo, grandes festivais e outras áreas.
  1. ❄️Essa dica tem tudo a ver com a primeira –  reservar parte do seu dinheiro para roupas e agasalhos em geral no inverno 🧣. Fui pega “de surpresa”, mas como tinha vindo bem preparada financeiramente ficou tudo bem.
  2. 🚗Carro de aplicativo? Só com conta bancária💳. Por isso, agilize ao máximo a sua para evitar dias de dores de cabeça sem ela.
  3. Trazer o seu cartão de vacina 💉, ou pelo menos ter uma foto dele –  Assim você não precisa recomeçar seu esquema vacinal do absoluto zero. E mais, fazer um bom check up 👩‍⚕️antes de embarcar, isso vai te tranquilizar durante um bom tempo até você começar ter consultas aqui.
  4. Traga alguns medicamentos 💊- Alguns remédios super comuns para nós no Brasil, como antitérmicos, analgésicos, não são comercializados aqui, um exemplo deles é a dipirona. Então, senti falta quando busquei nas farmácias, por isso indico trazer. Outra coisa interessante de trazer são preservativos, tem um precinho um tanto quanto salgado.
  5. Conheça a classificação energética de Portugal  💡- Busque uma casa/quarto com boa classificação para economizar o pagamento de energia elétrica. A escala possui 8 níveis, de A a F. Esta classificação inicia no A+ (consome menos energia), como sendo o mais eficiente e o F com o desempenho energético menos eficiente (consome mais energia)🔋. Fique atento!
  6. Estágio profissional 📝– Eu não sabia que o mestrado dá possibilidade do que eles chamam de “Estágio Profissional”. Muitas empresas empregam recém-mestres ou ainda estudantes do mestrado para a primeira experiência de trabalho aqui. Isso é possível por causa da natureza acadêmica, já com uma pós-graduação ou outro curso não-acadêmico não é possível você se candidatar a essas vagas.E geralmente elas são boas com chances de efetivação.
  7. Currículo impresso 📎- O currículo em papel e o famoso “de porta em porta” ainda funciona muito em Portugal na busca por trabalho, por isso, invista no seu currículo 📝desde o Brasil.
  8. Equivalência de diploma 📜- Eu trouxe o diploma de graduação apostilado, algo super obrigatório, mas não sabia que além disso existia a equivalência de diploma (que são coisas diferentes). Ela é necessária em alguns casos e profissões para atuar na área de formação aqui. Pesquise sobre o Departamento Geral de Ensino Superior – DGES e se informe.
  9. O famigerado inglês, minha gente 💬- Eu sabia que ele era importante, mas só quando uma boa oportunidade de emprego depende disso, você sente o quanto realmente é necessário ao menos você se comunicar 🗣️. Portugal faz negócios e recebe gente do mundo todo também. Aumente suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *