Esse é um assunto preocupante! Rola aquele desespero quando você se depara com a notícia que a xenofobia com brasileiros aumentou mais de 400% em Portugal e já está se organizando para mudança ou com tudo pronto para chegar na terrinha! Será que é isso mesmo? 😐Vamos descobrir juntos!

O QUE É XENOFOBIA?

A xenofobia é um sentimento de aversão, ódio ou discriminação contra pessoas estrangeiras ou de outras culturas que infelizmente, em alguns casos, pode gerar violência e/ou exclusão social.

QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM PORTUGAL E NO MUNDO?

😫Acordar com a notícia que a xenofobia contra brasileiros aumentou mais de 400% em Portugal é assustadora. Todavia, é importante entender que no passado muitos não reportavam oficialmente a queixa e com o passar dos anos, a comunidade brasileira também cresceu na Terrinha.

Em 2017, houve um grande aumento imigratório para Portugal dando saldo positivo pela primeira vez há 7 anos e entre as nacionalidades, estão os brasileiros. Além disso, nesse período houve um grande destaque no crescimento econômico do país pela força de trabalho dos imigrantes .

Em contra partida, o índice de relatos e denuncias de xenofobia começaram a aumentar. Em 2019 foram recebidas mais de 400 queixas pela CCDR (Comissão para igualdade e contra a discriminação racial), sendo 44% contra a nacionalidade e entre elas está a brasileira. O gráfico abaixo revela um aumento das queixas de 2014 para 2019, sendo um aumento de 28% entre 2018 e 2019.

A xenofobia e qualquer outro ato de violência contra pessoas pela sua cor, raça, etc é crime e é nosso dever não aceitar esse comportamento… 🚨MAS VEJA BEM: não é para sair batendo boca por ai! Lembre-se: violência gera violência e não é assim que queremos ou vamos mudar o mundo! 🌎

TAMBÉM NÃO É PARA SE CALAR E ACEITAR!!! Para isso procure instituições (você encontra algumas nesse post) e as autoridades! Eles são treinados para fazer o que é certo e justo! ⚖️

Outro ponto que devemos conversar, a xenofobia não acontece apenas em PORTUGAL!!! Há relatos de outros brasileiros ao redor do mundo, como nos Estados Unidos, Canadá ou outros países da União Europeia que já sofreram algum tipo de preconceito. Clique aqui e veja a reportagem dessa brasileira nos Estados Unidos.

A xenofobia não está vinculada a um lugar, mas sim a pessoas…pessoas que possivelmente tem preconceitos enraizados, tem medo do desconhecido, apresentam um discurso de ódio, não tem conhecimento sobre outras culturas e até mesmo a importância da imigração para melhorar a economia do país, por exemplo. Infelizmente, encontramos esse perfil até mesmo no Brasil contra imigrantes 🥹.

PORTUGAL ESTÁ PREOCUPADO COM ESSE TEMA, SIM!!!!

🆙Pensando nisso, Portugal não está de braços cruzados!! O país está criando medidas educativas sobre a importância da diversidade, tem projetos para promover a inclusão, respeito, igualdade e claro, combater a xenofobia!

Muita coisa legal rola na terrinha que vão na contramão dessas notícias de xenofobia! O país incentiva pessoas a imigrarem, liberam autorizações de residências, entre outras coisas! Dá uma olhada aqui embaixo:

Em maio de 2023, Portugal liberou mais de 113mil pedidos de autorização de residência para imigrantes da CPLP. Mais de 85% desse número é de brasileiros.

Governo Português e universidades se unem para combater a xenofobia com foco na divulgação de informações.

A cidade de Braga é considerada o novo eldorado para a comunidade brasileira e a cidade do Porto está entre as cidades mais amigáveis para se viver em Portugal!

O turismo, o setor alimentar (principalmente restaurantes) e a construção civil teriam colapsado sem os imigrantes em Portugal

A XENOFOBIA ACONTECEU COMIGO. E AGORA?

Caso você esteja enfrentando uma situação de xenofobia em Portugal ou conheça alguém que esteja passando por isso, é importante buscar ajuda e apoio. Existem várias organizações e serviços disponíveis que podem oferecer orientação e suporte emocional.

A xenofobia é uma realidade preocupante em Portugal e no Mundo, mas vale destacar que medidas e esforços estão sendo tomadas aqui na Terrinha para combater esse problema. Os imigrantes são bem-vindos e Portugal sabe que PRECISA de nós para manter as engrenagens do país funcionando⚙️.

Se passar por essa situação complicada, evite confronto, mas busque apoio e não deixe de denunciar casos de discriminação, pois são passos importantes no caminho para uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e igualitária.💗

Esperamos que você nunca passe por situações desse tipo, mas se acontecer você pode contar com a comunidade da ODGO para desabafo e suporte!!

Conte sempre conosco!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *